Publicidade


 

* Conteúdo exclusivo
para assinantes de
VEJA NA SALA DE AULA
     
 


Área do Conhecimento Nome da(s) disciplina(s)

Conheça melhor as propostas de
VEJA NA SALA DE AULA

Saiba de que modo explorar com os estudantes os planos didáticos apresentados pelo Guia do Professor


Chamadas no alto da página
Título e subtítulo
Quadro-negro
Abertura do texto
Desenvolvimento do texto
Preparação da aula
Para saber mais
Antes da leitura de VEJA pelos alunos
Para começo de conversa
Exercícios e outras atividadesPara debater
Para ir mais longe
Infográficos, fotos e ilustrações
Cidadania
Notas
Como proceder quando VEJA NA SALA DE AULA chega à sua escola
www.vejanasaladeaula.com.br


Título do texto de VEJA e número da(s) página(s) que o material ocupa na revista


Estimativa do número de aulas necessárias para a realização das atividades. Não se trata de uma estrutura obrigatória: você pode moldar a aula conforme sua conveniência

Identificação dos principais tópicos a ser abordados na aula


Competências são as ações e operações usadas para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. Aqui é apresentada a competência que mais se adequa ao plano de aula, selecionada entre as cinco listadas no Documento Básico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)


O que se espera que os alunos aprendam ao realizar as atividades propostas

Caro professor,

O objetivo deste material é apresentar a estrutura de um roteiro pedagógico sugerido por VEJA NA SALA DE AULA. Com esses dados, você pode aproveitar ainda mais os recursos didáticos que o Guia do Professor lhe oferece semanalmente. O programa educativo, em funcionamento desde 1998, atende a milhares de escolas, públicas e particulares. Seus planos de aula tomam por base as reportagens, os artigos e as entrevistas publicadas por VEJA. Eles são elaborados pela Fundação Victor Civita, com a colaboração de educadores especializados em suas respectivas áreas de conhecimento. O Guia torna-se, assim, um poderoso instrumento de ensino, já que reúne os mais diversos conteúdos escolares e a atualidade da maior revista de informação do país.

Como explorar ao máximo os recursos didáticos oferecidos por VEJA NA SALA DE AULA? O texto a seguir vai ajudar você a usar plenamente o Guia, aumentando o nível de interesse e participação dos alunos em suas aulas.

topo

Chamadas no alto da página

As aulas são enquadradas em uma das três grandes divisões previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. É indicada igualmente a disciplina escolar correspondente a uma dessas três áreas. Também são sugeridas aulas interdisciplinares. Um roteiro sobre a arquitetura do Antigo Egito, por exemplo, tem caráter interdisciplinar, pois abrange Arte e História — a primeira pertencente ao bloco de Linguagens e Códigos e a segunda, ao grupo das Ciências Humanas.

Logo abaixo dessas indicações, você encontra o título do(s) texto(s) de VEJA a que a aula se refere, bem como a numeração da(s) página(s) em que a reportagem se encontra na revista.

topo

Título e subtítulo

Oferecem uma síntese do que você e/ou os estudantes devem realizar, ou daquilo que vão alcançar com a utilização do plano de aula.

topo

Quadro-negro

Na introdução do plano de aula, uma lousa (veja o exemplo ao lado) permite identificar os conteúdos, as competências e as habilidades associados a ele.

topo

Abertura do texto

Os parágrafos iniciais são breves. Eles introduzem o assunto e indicam as reportagens, as entrevistas ou os artigos de VEJA que serão a base da lição.

topo

Desenvolvimento do texto

O plano de aula pode apresentar até seis divisões — algumas interligadas, outras independentes. Elas constituem um recurso para facilitar a aplicação do roteiro de atividades. Acompanhe a seguir a estrutura de cada uma dessas divisões.

topo

Para saber mais

Texto de apoio sobre o tema da lição

Em quadros com este padrão gráfico você encontra textos informativos ou analíticos que objetivam fornecer subsídios para pesquisas ou debates.
Por exemplo, uma aula sobre terrorismo contemporâneo pode incluir um quadro com os principais grupos terroristas, a orientação política de cada um, datas e locais dos maiores atentados etc.

topo

Preparação da aula

Neste item são sugeridas algumas ações preliminares que cabem ao professor — como fazer leituras complementares e providenciar materiais que geralmente não estão disponíveis na classe ou na escola. O Guia do Professor pode ainda listar atividades que o aluno deve desenvolver antes de o tema ser abordado em sala de aula — como consultas, pesquisas ou leituras. Por exemplo: "Uma semana antes da aula, peça que os alunos leiam uma crônica de José de Alencar".

topo

Antes da leitura de VEJA pelos alunos

É o começo da aula. A idéia aqui é "esquentar" a turma para o assunto a ser estudado. Uma estratégia possível é lançar perguntas para despertar a curiosidade geral — mas sem entrar diretamente no tema em questão. O preâmbulo vai auxiliar você a apurar o nível de interesse da classe e perceber o conhecimento dos alunos em relação ao tema.

topo

Para começo de conversa

Neste espaço você encontra sugestões para estimular os estudantes a expressar opiniões. Por exemplo: se o foco da aula for violência, o debate pode centrar-se nas causas político-econômicas do fenômeno, na impunidade dos criminosos e na fragilidade da Justiça ou ainda no papel da polícia.

topo

Exercícios e outras atividades

Os roteiros didáticos de VEJA NA SALA DE AULA muitas vezes apresentam propostas de atividades com diferentes níveis de dificuldade. Dessa forma, você tem condições de optar pelas que melhor se adaptem a seus objetivos didáticos e sua disponibilidade de tempo e espaço. As sugestões de exercícios podem solicitar, por exemplo, a construção de linhas do tempo, a elaboração de dramatizações e jogos e a organização de experimentos científicos.

topo

Para debater

O Guia do Professor também propõe a realização de análises mais densas, antes ou depois dos exercícios práticos. Aqui você encontra uma seleção dos pontos mais controversos do assunto da aula, abordados de forma instigante e sintonizados com o universo dos jovens.

topo

Infográfico, fotos e ilustrações

Imagens e palavras ajudam a ensinar

Os infográficos envolvem um conceito moderno, cada vez mais adotado nos meios impressos de comunicação: eles aliam imagem e texto de modo a oferecer uma percepção melhor do assunto abordado (veja o exemplo ao lado, usado numa aula sobre os mecanismos do medo no organismo humano). Se você reproduzir um infográfico sobre determinado tema e o distribuir entre os alunos, eles provavelmente compreenderão mais facilmente o tópico estudado, com a vantagem de reter simultaneamente informações verbais e visuais.

Os roteiros do Guia do Professor também apresentam fotografias — do melhor acervo de documentação do Brasil e das principais agências de notícias do mundo — e ilustrações coloridas, sempre relevantes para a elaboração de suas aulas.

topo

Para ir mais longe

Espaço reservado para detalhar ou aprofundar aspectos do tema tratado por VEJA e pelo roteiro de aula. Caso os estudantes demonstrem interesse em ir mais longe, procure neste ponto indicações de atividades complementares.

topo

Cidadania

Muitas aulas focalizam um tema da atualidade e propõem uma reflexão associada ao conceito de cidadania. Tais propostas apresentam uma estrutura mais simples, baseada em discussões.

topo

Notas

Agrupadas sob a rubrica Multidisciplinar, as notas são indicações de pesquisa e debate inspiradas em reportagens, artigos e entrevistas — e não planos de aula detalhados.

topo

Como proceder quando VEJA NA SALA DE AULA chega à sua escola

No início da semana, a escola recebe os exemplares de VEJA e do Guia. O funcionário responsável deve disponibilizar o material para os professores o quanto antes. Assim eles conhecerão as aulas sugeridas e poderão programar suas atividades.

O lote de assinaturas inclui semanalmente o Guia — para ser distribuído entre os professores — e exemplares de VEJA — que devem ser levados para a classe. O ideal é que o professor use uma revista e distribua as demais entre seus alunos, divididos em grupos de três ou quatro.

Terminada a aula, o professor recolhe as revistas e as guarda com os Guias num local previamente combinado — a biblioteca, por exemplo. Esse procedimento permite que haja rodízio do material entre as diversas disciplinas. Os lotes devem ser arquivados para uso posterior.
Cada lote de assinaturas também oferece, gratuitamente, pôsteres temáticos que podem ser espalhados pela escola, além de duas edições especiais de VEJA. Esse material é distribuído ao longo do ano letivo e sempre vem acompanhado das correspondentes sugestões de aulas, publicadas no Guia do Professor.

topo

www.vejanasaladeaula.com.br, um site exclusivo para você, professor

O assinante do programa VEJA NA SALA DE AULA tem à disposição um endereço especial na internet. Nele, você acessa vários serviços:
Guia da semana — todo o conteúdo do Guia impresso entra no ar simultaneamente à sua publicação.
Aula extra on-line — um roteiro inédito, exclusivo para assinantes, renovado semanalmente.
Banco de dados — o acervo completo do Guia do Professor, com as aulas publicadas desde 1998. Um dispositivo de busca permite que você pesquise o material por disciplina e/ou pelos assuntos principais tratados em cada texto.

Enquete — periodicamente, um tema atual e instigante ligado à educação é abordado aqui. Vote e dê sua opinião!
Fórum — outro espaço interativo para você debater e analisar a fundo assuntos de interesse escolar.
Links com VEJA — cada aula remete diretamente aos textos a que se referem na revista. Basta um clique.

Links com outros sites — você acessa os seguintes endereços eletrônicos: VEJA Educação, Nova Escola On-Line, Fundação Victor Civita e Almanaque Abril

Canal aberto com a Redação — o site disponibiliza um e-mail para você conversar com os jornalistas e educadores que produzem o Guia do Professor

topo

 


Neste espaço é indicado o professor que criou o plano de aula e suas qualificações profissionais

 
menu
© Copyright. Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados.

VEJA.com

Página não encontrada

A página que você tentou acessar não existe ou foi movida.

Utilize a busca abaixo para encontrar o conteúdo que você procura.

Busca
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados