Educação
5 de abril de 2006

 
 

Dados das pesquisas que estão no livro Professor Refém, de Tania Zagury
(Editora Record)


As maiores dificuldades do professor na sala de aula
Manter a disciplina em sala 22%
Motivar os alunos 21%
Fazer a avaliação dos alunos 19%
Manter-se constantemente atualizado 16%
A escolha da metodologia adequada a cada unidade ou aula 10%
Usar recursos audiovisuais 3%
Falta de participação e interesse dos pais 1%
Trabalhar com classes cheias 1%
Desrespeito/falta de limite dos alunos 1%
Dominar o conteúdo de sua disciplina 1%
Outras 4%
Não respondeu 2%


Causas da dificuldades para manter a disciplina dos alunos
Os alunos não têm limite/são rebeldes/agressivos/faltam com respeito 44%
Falta de educação familiar/liberdade familiar/falta de educação 19%
Falta de compromisso/interesse/apoio/da família 11%
Excesso de alunos em salas de aula/salas superlotadas 9%
Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos dispersos 6%
Os alunos fazem o que querem em casa 4%
O papel da família foi totalmente substituído pela escola 4%
Desestruturação familiar 4%
A motivação fora de sala de aula é maior (comunicação,jogos, Internet, esportes, mídia) 3%
Turmas heterogêneas diferenciadas 3%
A educação mudou/hoje em dia o professor não pode nada/falta de autoridade do professor/.traumatiza. o aluno 3%
Falta a presença da família na escola 3%
Hoje em dia há uma inversão de valores 3%
Falta de atitudes mais enérgicas por parte da escola/escolamuito aberta 2%
Insegurança do professor 2%
A desvalorização do professor/da figura do professor 2%
Imaturidade dos alunos 2%
Outros 16%
Não respondeu 15%


Causas das dificuldades para motivar os alunos

Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos dispersos

22%

A motivação fora de sala de aula é maior (comunicação, jogos,internet, esportes, mídia)

20%

Falta de compromisso/interesse/apoio/da família

9%

Os alunos desconhecem/não valorizam a importância da escola/do estudo

9%

Como o aluno tem acesso a todos as modernidades, esgota os recursos do professor

6%

Os alunos não têm limite/rebeldes/agressivos/faltam com respeito

5%

Falta de estudo dos alunos

5%

Desmotivação dos professores/os professores estão desestimulados

3%

Imaturidade dos alunos

3%

Falta de perspectiva/expectativa de vida

3%

Falta de recursos audiovisuais: fitas, slides, CD, vídeo

3%

A escola não se atualizou/metodologias ultrapassadas/professores tradicionais/regras

2%

Hoje em dia há uma inversão de valores

2%

Aulas monótonas/desinteressantes

2%

Há um excesso de conteúdo a ser dado

2%

Falta de relação entre conteúdo e cotidiano do aluno

2%

Problemas pessoais/emocionais/carências do aluno em sala de aula

2%

Tempo/falta de tempo

2%

Remuneração inadequada/baixa

2%

Outras

22%

Não respondeu

21%



Causas da dificuldade para avaliar os alunos

Avaliação é quantitativa e não qualitativa/deveria valorizar mais a inteligência total do aluno/é muito .número./não é ampla

23%

Avaliar com justiça é sempre muito difícil/tem o medo de ser injusto

11%

O processo de avaliação é muito complexo/amplo/de grande responsabilidade

10%

Excesso de alunos em salas de aula/salas superlotadas

8%

Turmas heterogêneas/diferenciadas

7%

Falta uma maneira melhor de se avaliar

5%

Os modelos de avaliação do sistema de ensino

4%

A dificuldade de avaliar a criança como um todo

3%

Diversidade de formas de avaliação/os critérios precisam ser definidos

2%

A avaliação não é contínua

2%

Não se avalia individualmente, mas sempre um aluno em relação ao outro

2%

Os alunos chegam a séries avançadas sem base/com muita dificuldade/pouco conhecimento

2%

Problemas pessoais/emocionais/carências do aluno

2%

Outras causas apontadas que não se relacionam

21%

Não respondeu

18%



Causa da dificuldade para manter-se atualizado

Tempo/falta de tempo

52%

Falta de recursos financeiros

49%

Não respondeu

20%

Falta de oportunidade de atualização/falta incentivo/instituições não oferecem ao professor

7%

Quantidade diária de mudanças e informações do mundo atual/dinamismo da globalização

5%

Alguns professores pensam que basta dominar o assunto/que não precisam se atualizar

4%

Não há livros, nem um acervo para consulta, estudo, atualização, atualizado

3%

Há poucos cursos de capacitação/especialização na área do professor

2%

A desvalorização dos professores/da figura do professor

2%

Desmotivação dos professores/os professores estão desestimulados

2%

O professor tem medo de mudanças

1%

Falta de credibilidade do professor com relação às mudanças do mundo

1%

Poucas oportunidades de trocas de experiências com professores colegas

1%

Dificuldade para participar de cursos de aperfeiçoamento (não explicou o porquê)

1%



Causa da dificuldade na escolha da metodologia adequada

Despreparo dos professores

23%

Falta de tempo

9%

Turmas heterogêneas

6%

Falta de recursos audivisuais: fitas, slides, CD, vídeo

5%

Alguns professores pensam que basta dominar o assunto/que não precisam se atualizar/acomodação dos professores

4%

Falta de interesse/motivação/dos alunos/alunos dispersos

3%

Falta de material escolar: papel ofício, xerox, livros

3%

Falta de um planejamento diferenciado por série

3%

Falta de relação entre conteúdo e cotidiano do aluno

3%

Dificuldade de encontrar métodos que despertem interesse do aluno/motivar

6%

Excesso de conteúdo a ser dado

2%

A complexidade do assunto abordado

2%

Falta de espaço físico/condições da escola

2%

Outras (não relacionadas ao problema, mas citadas)

30%

Não respondeu

28%

 

fechar