Esporte
3 de novembro de 2004
 
 

As regras básicas do beisebol

Difíceis de entender para quem não vem de um país onde o beisebol é popular, as regras do beisebol são mais complexas que o exposto abaixo. Mas para iniciantes os tópicos abaixo ajudam a entender o jogo:

O campo de beisebol é um quadrilátero com 27,4 metros de lado. Em cada quina do campo há uma placa, chamada "base". O fundamento do jogo guarda leve semelhança com o conhecido "jogo de taco" popular entre as crianças brasileiras. O objetivo é acertar uma bola com taco e, caso a rebatida seja correta, correr em volta do campo, tocando nas quatro bases que demarcam os cantos.

Cada time tem nove jogadores, e o jogo tem nove tempos (chamados innings). Cada inning é dividido em duas metades: na primeira, um time arremessa e o outro rebate. Na segunda, trocam os papéis.

Quando o jogo começa, um dos times tem nove jogadores em campo: o arremessador, que fica bem no centro do quadrilátero; o catcher (pegador), encarregado de pegar os arremessos; um defensor na primeira, outro na segunda e outro na terceira base; e outros defensores mais distantes, encarregados de pegar as rebatidas longas. O outro time começa o jogo com apenas um jogador, o rebatedor.

O objetivo do arremessador é eliminar três rebatedores. Para eliminar um rebatedor, ele tem que arremessar corretamente três bolas sem que o rebatedor consiga acertá-las. Arremessar corretamente significa jogar a bola na mão do catcher (que fica postado atrás do rebatedor). Ela não pode passar longe do rebatedor – um juiz determina se o arremesso foi válido.

O objetivo do rebatedor é acertar a bola corretamente – ou seja, jogá-la para dentro do campo. Se um adversário consegue pegá-la antes de cair no chão, ele também está eliminado.

Quando o rebatedor acerta a bola corretamente, corre o mais rápido que pode para a primeira base. Se o defensor que se encontra nessa base receber a bola antes de o rebatedor chegar, o rebatedor também está eliminado.

Se um rebatedor ocupa a primeira base, outro jogador vai rebater. Se um segundo rebatedor consegue uma boa tacada, ele corre para a primeira base; seu companheiro que estava nela corre para a segunda. E assim sucessivamente, até que um deles consiga correr até a "quarta base" (conhecida como home plate), anotando um ponto.

Se o rebatedor consegue enviar a bola para além dos limites do campo, diz-se que ele fez um "home run": ele tem direito a correr automaticamente até a quarta base, marcando um ponto. Caso nesse momento haja outros jogadores ocupando bases, eles também correm até o home plate e cada um marca um ponto.

Não há empate. Caso ao fim dos nove innings os dois times tenham o mesmo número de pontos, jogam-se innings extras até que haja um vencedor. Não são raras partidas com 15 ou mais innings, que levam mais de cinco horas.

 

fechar