Publicidade
   
   
   
   
   
 
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Arquivo 1997-2002
Reportagens de
capa
2000|2001|2002
Entrevistas
2000|2001|2002
Busca somente texto
96|97|98|99|00|01|02
Em dia
outras pesquisas:
 
 

 
  As dúvidas dos leitores de VEJA e as incorreções gramaticais publicadas na revista são discutidas aqui  
   
  ON-LINE
antena
guia educação
rádio educação
animações

IMPRESSOS
edição nº 1
especial 30 anos
sua carreira
perspectivas para o século XXI
amazônia
pantanal
descobrimento
 
   
  VEJA na Sala de Aula
Almanaque Abril
Editora Ática
Editora Scipione
Fundação Victor Civita
Guia do Estudante
Letronix
Nova Escola
Recreio
 
 
 
ARTIGOS
 
Veja também
Guia Educação

. Claudio de Moura Castro
. Stephen Kanitz
. Sérgio Abranches
. Luiz Felipe de Alencastro
. Gabriel Chalita

 


O economista Claudio de Moura Castro, colunista de VEJA, é o mais atento observador da cena educacional brasileira. Os artigos aqui reunidos foram publicados na revista desde 1996.



Artigos de Claudio de Moura Castro

. O despertar do gigante
VEJA Educação selecionou quatro trechos do livro Despertar do Gigante, do economista Claudio de Moura Castro, colunista de VEJA. O foco da obra é propor "a agenda inadiável do processo de tirar o gigante de seu torpor", diz Moura Castro na apresentação da obra.

. As lições de Porter
VEJA 16/4/2003
"Por que obrigar as escolas públicas a criar uma profissionalização que não dá certo e está sendo ou foi abandonada em todos os países?"

. Vestibulares indigestos
VEJA 5/2/2003
"O vestibular das escolas públicas é um dos grandes culpados pela fragilidade de nosso ensino médio, pois a sobrecarga curricular é imposta às escolas de elite, e as outras copiam"

. Nelson Freire ou Mozart?
VEJA 4/12/2002
"Há a mágica criada pelo grande pianista e há a mágica igualmente notável, do professor inspirado"

. O Professor Nota 10
VEJA - 23/10/02
"O isolamento geográfico e as precárias condições de trabalho de muitos mestres não apagaram sua criatividade"

. Por que quatro anos?
VEJA - 21/8/2002
"Não podemos nos esquecer das oportunidades que cursos curtos oferecem aos novos perfis de alunos que estão terminando o curso médio"

. Livrai-nos dos crédulos
VEJA - 31/7/2002
"Nossa sociedade deve preparar melhor as pessoas para que elas não tomem o falso pelo verdadeiro"

. Quem tem medo da avaliação?
VEJA - 10/7/2002
"Nos países educacionalmente avançados, onde os testes quantitativos fazem parte da vida escolar, a discussão não é para eliminá-los, mas para melhorá-los"

. A educação invisível
VEJA - 19/6/2002
"Quem sabe não estamos subestimando o real nível de educação de nosso povo?"

. A hora da sala de aula
08/05/2002
Reformamos fora da escola, mas isso não foi o bastante. Agora é a hora de entrar e consertar a sala de aula, de pensar na pedagogia, no como ensinar

. A (falsa) crise do vestibular
13/02/2002
"É a má qualidade das escolas de 1º e 2º graus que gerta candidatos mal preparados. Permitir que passem mais quatro anos estudando é parte da solução, não do problema"

. A faculdade do interior
23/01/2002
"O dedo acusador contra toda faculdade. E não passa de ignorância, elitismo ou luta por reserva de mercado"

. O drama da evasão de cérebros
28/11/2001
"Temos um problema de evasão de cérebros: ela é insuficiente. Precisamos perder engenheiros e empresários para que eles voltem no futuro com uma experiência que não se aprende na escola"

. Tecnologia em escolas de ofício?
17/10/2001
"O Senai vira algo muito diferente das tradicionais escolas vocacionais para formar mecânicos e eletricistas e entra no território sagrado da Pesquisa e Desenvolvimento"

. Na contramão da História
18/7/2001
"Aos cinqüenta anos, a Capes demonstra a viabilidade de um serviço público durável, dedicado, criativo e eficiente"

. Quem são nossos ídolos?
06/06/2001
"Nossa educação ainda valoriza o aluno genial, que não estuda. Precisamos de modelos que mostrem o caminho do sucesso por via do esforço e da dedicação"

. As máquinas de ensinar
25/04/2001

"Ao pensar nos próximos passos para nossa educação, os especialistas deveriam prestar mais atenção nos êxitos brasileiros do que nas falsas promessas tecnológicas vindas de um mundo desenvolvido"

. A banalização da informática
14/03/2001
"Educação é assunto de todos, e informática na educação é um desafio a mais para a coordenação do Estado com a sociedade civil"

. Ascensão e queda do canudo
21/02/2001
"Para consternação de alguns, a lei da oferta e da demanda funciona também no ensino superior: chuchu e canudo têm seu preço afetado pelo mercado"

. Exportação sem pesquisa?
31/01/2001
"Em pesquisa não se acerta sempre. Mas brandir algum fracasso e usá-lo para desacelerar ou parar o que está andando é matar a galinha dos ovos de ouro"

. A educação é o combustível do crescimento no Brasil
27/12/2000
"O fenômeno mais espantoso do milagre econômico brasileiro nos anos 70 foi o crescimento sem educação. Acabou essa mágica. Quem cria emprego é crescimento. Quem permite crescimento é produtividade e competitividade. E sem boa educação não há nenhum dos dois"

. A arqueologia da reprovação
06/12/2000
"A avaliação da educação básica de 1999 permanece uma esfinge, desafiando nossa capacidade de decifrá-la. Mas, espremendo os dados, alguns fragmentos de explicação começam a emergir"

. O fim do vestibular?
15/11/2000
"As sociedades modernas premiam cada vez mais a qualidade da educação recebida, aumentando a competição para uma vaga no curso superior e requerendo maior esforço dos alunos que disputam vagas nas melhores escolas"

. Origens da riqueza americana
25/10/2000
"A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar - o que requer uma boa educação - e, daí, partir para o inventar e, depois, ir até as últimas conseqüências no fazer"

. O médico da filha do médico
04/10/2000
"Quando a experiência é preterida em favor do diploma, os interesses das corporações podem estar prevalecendo sobre a vontade coletiva"

. De péssima a medíocre
23/08/2000
"O problema da educação brasileira não foi resolvido, mas começou um processo que se vem revelando firme e contínuo"

. A informática na sala de aula
21/06/2000
"Os computadores chegaram às escolas mas ainda não trouxeram quase nada à educação"

. Queimamos os livros?
31/05/2000
"Não se pode esperar que, largado à sua própria iniciativa, atropelado por mil compromissos, preparado precariamente, cada professor reinvente a pedagogia em seu cotidiano"

. Piolho não é educação
10/05/2000
"Embora a notícia seja o somatório de pequenas coisas boas, a manchete é o desvio de verbas, é a reprovação, é a escola que desaba, o piolho"

. Livros para gênios?
01/03/2000
"Um livro para alunos modestos de 2º grau no Brasil é mais árido e difícil que livros usados por universitários americanos"

. O que dizem os testes
05/01/2000
"Podemos comparar dois cursos cujos alunos fizeram o mesmo teste. Fora disso, os números não dizem nada. Mas isso já é de uma utilidade incalculável"

. A universidade do distrito federal
01/12/1999
"Mesmo no país mais rico do mundo e um dos berços da democracia moderna, muitas administrações derrapam e afundam. Contudo, mais relevante é a capacidade de recuperação de uma sociedade"

. Asneiras sobre o ensino
11/08/1999
"O Provão mostrou que as médias das notas dos alunos das escolas públicas não são superiores às dos que estudam em escolas privadas"

. O professor de nossos filhos
14/07/1999
"O processo escolar requer que se desenvolvam simultaneamente dois traços contraditórios: disciplina pessoal e curiosidade. Ao professor, a mágica de orientar o aluno nas duas direções"

. A melhor escola para seu filho
19/05/1999
"Onde os pais vigiam, censuram e aplaudem, a educação melhora. Mas para isso é preciso que os pais saibam avaliar, criticar, cobrar e apoiar"

. O ensino melhorou ou travou?
27/01/1999
"Aprendemos a fórmula que faz melhorar a qualidade da educação. A reprovação caiu, o número de conclusões do 1º grau e o de matrículas no 2º aumentaram. Mas o governo pouco pode fazer sozinho"

. Universitários dirigindo táxi?
09/09/1998
"O mercado é cada vez mais exigente quanto à capacidade do diplomado de usar bem a cabeça. A faculdade é o momento de burilar essa habilidade"

. Modelo de educação
19/08/1998
O que há para aprender muito com o ensino superior americano, que ganha metade dos prêmios Nobel

. Lições do Provão
12/08/1998
"O próximo passo é valorizar quem eleva o nível dos alunos vítimas do ensino médio público e puxar as orelhas de quem está oferecendo um ensino superior incompetente"

. O Senai está gagá? Ou são seus críticos?
29/04/1998
"Se essa escola vocacional desaparecer, continuaremos a exportar sapatos? Sem ela, estaríamos criando boi, plantando mandioca e comendo banana"

. Acelera Ayrton Senna
01/04/1998

. O sonho do ministro
04/02/1998

. Onde estão os puxões de orelha e os prêmios?
07/01/1998
Nossa universidade pública é um experimento vivo de como os incentivos são poderosos para determinar o comportamento humano

. Oficinas mecânicas para formar advogados?
05/11/1997
Graduados da escola técnica vão para o ensino superior e os alunos mais modestos, interessados no ensino prático, ficam a ver navios

. O meu ministério por um termômetro
11/12/1996
Na educação, só é possível premiar o esforço inteligente se soubermos onde estão os bons resultados





Stephen Kanitz
é administrador
(www.kanitz.com.br)

 


Artigos de Stephen Kanitz

Escolhendo uma profissão
VEJA - 11/12/2002
"Faça uma favor à sociedade e àqueles que adorariam estar em seu lugar: não tome a vaga de quem realmente precisa"

Aprendendo a pensar
VEJA - 7/8/2002
"Aprendi nas aulas poucas coisas que uso até hoje. Teriam sido mais úteis aulas de culinária, nutrição e primeiros socorros do que latim, trigonometria e teoria dos conjuntos"

. Revolucione a sala de aula
18/10/2000
Na vida você terá de ser aprovado pelos colegas e futuros companheiros de trabalho, não pelos seus professores

. Volta às aulas
16/02/2000
O jovem de hoje deve concentrar-se em uma das competências mais importantes para o mundo moderno: aprender a pensar e a tomar decisões

. Vale a pena estudar fora?
28/07/1999
"É bom dar o devido peso à apregoada inferioridade brasileira em matéria de ensino. A verdade é que ou se estuda lá fora numa grande faculdade ou então não vale a pena o sacrifício"





Sérgio Abranches
é cientista político (sergioabranches@sda.com.br)

 

Artigos de Sérgio Abranches

. A educação dos despossuídos
02/05/2001
"Demos a virada, mas é preciso correr mais rápido e começar a saltar os obstáculos para podermos, realmente, nos qualificar para este novo século"

. A educação pela média
13-12-2000
"Há muito que discutir sobre os caminhos da educação brasileira. Mas uma coisa é certa: eles já mudaram"






Luiz Felipe de Alencastro
é historiador (lfa@workmail.com)

 

Artigo de Luiz Felipe de Alencastro

. As cotas e a história nacional
VEJA 19/03/2003
Dos 39 000 estudantes de graduação da USP, há apenas 1,3% de negros. Não dá mais para continuar com a política de "deixar estar como está para ver como é que fica"

. Os negros e a política de cotas
VEJA 27/02/02
É preciso ter a honestidade intelectual em reconhecer que as decisões presidenciais sobre o assunto rompem com um longo passado de denegações e de indiferença sobre a situação racial no Brasil

. A Provincianização do Brasil
15/08/01
Ensinar a história do Brasil olhando para nosso próprio umbigo complica nossa percepção sobre o mundo atual

. Uma vida legendária
17/05/2000
"Charles Boxer, o mestre de todos os historiadores, titular de cinco cátedras nas maiores universidades da Europa e dos Estados Unidos, estudou história na universidade do mundo"




Gabriel Chalita
A didática tem de ser envolvente
26/09/2001
Para melhor educar, o professor deve aproximar-se do universo do aluno


 
   
voltar
 
   


VEJA on-line | Veja Educação
copyright © 2001 - Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados