Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Zagueiro Gabriel Milito anuncia aposentadoria

Buenos Aires, 12 jun (EFE).- O zagueiro argentino Gabriel Milito, que defendeu o Barcelona por quatro temporadas e atualmente joga pelo Independiente, anunciou nesta terça-feira que se aposentará ao final do Torneio Clausura argentino, aos 31 anos.

‘Sinto que tiro um peso das minhas costas porque o dia a dia vinha sendo muito difícil para mim. Vinha pensando em deixar o futebol desde o começo do ano. Nesta semana me convenci que chegou a hora do ponto final’, declarou Gabi Milito, irmão do atacante Diego Milito, em entrevista coletiva após o treino desta terça do Independiente.

Segundo o próprio jogador, uma pubalgia e outros problemas físicos, somado a um cansaço mental, impulsionaram-no a tomar a decisão.

‘A aposentadoria acontece porque sinto que não estou para dar-lhe o melhor ao clube. Sempre desejei me aposentar jogando pelo Independiente. Isso é positivo. Estreei e agora me aposento com a camisa que queria’, afirmou o zagueiro, que fez um resumo da carreira.

‘Quando olho para trás, me sinto satisfeito com o que fiz e com o que o futebol me deu. Talvez a única conta que ficou pendente foi não ter sido campeão com a seleção, nas duas Copas América ou na Copa do Mundo que disputei’, finalizou.

Com a camisa da Argentina, Milito disputou 42 partidas como profissional, mas se consagrou campeão apenas no Sul-Americano Sub-20 de 1999, disputado em seu país.

Gabriel Milito estreou no Independiente com apenas 17 anos, em 21 de dezembro de 1997, na última rodada do Apertura, torneio do qual foi campeão em 2002. Em junho do ano seguinte, se transferiu para o Zaragoza, equipe pela qual atuou até 2007, ano em que foi contratado pelo Barcelona.

Embora não tenha tido uma sequência de jogos como titular do clube catalão devido às várias lesões, com o Barça, o zagueiro conquistou os títulos da Liga dos Campeões (2009), do Mundial de Clubes (2009), do Campeonato Espanhol (2009, 2010 e 2011) e da Copa do Rei (2009), entre outros.

Em 2011, optou por retornar ao time de Avellaneda, tendo disputado 22 partidas até agora na volta. EFE