Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vettel mostra força da Ferrari e vence o GP da Malásia

Hamilton chegou em 2º - e não poupou a Mercedes de críticas. Massa foi 6º e Nars, 12º

A Mercedes foi superada neste domingo pela Ferrari no GP da Malásia, em Sepang: o tetracampeão Sebastian Vettel terminou a prova na primeira colocação – a 40ª vitória da carreira do piloto alemão. Lewis Hamilton chegou em segundo, reclamando bastante da Mercedes pelo rádio, insatisfeito com a estratégia que a equipe montou para ele. Nico Rosberg teve que se contentar com o terceiro lugar, enquanto o garoto Max Verstappen, aos 17 anos e 180 dias, chegou em sétimo e se tornou o mais jovem piloto a marcar pontos na Fórmula 1.

Entre os brasileiros, Felipe Massa largou bem, chegou a brigar pelo quarto lugar, mas terminou em sexto, perdendo uma disputa direta com o companheiro Valtteri Bottas, mas prejudicado por um erro da Williams no seu último pit stop. Já Felipe Nasr teve que trocar a asa do carro e completou em 12º.

O resultado de Vettel, inesperado para um carro que pretendia brigar, quando muito, por um lugar no pódio, começou a ser construído no treino classificatório de sábado. Em condições anormais – pista secando após um temporal -, o alemão conseguiu ser mais rápido que Rosberg e se aproximar de Lewis Hamilton para dividir a primeira fila do grid com o atual campeão.

A Marussia só conseguiu largar com um carro, do espanhol Roberto Merhi, que chegou cinco voltas atrás do líder. O inglês Will Stevens não chegou a levar seu carro para o grid, por falta de peças. Na Austrália, a equipe não chegou a colocar seus carros na pista em nenhum momento. A McLaren até surpreendeu, a ponto de Jenson Button afirmar pelo rádio que estava surpreso como o carro conseguia se aproximar dos rivais. Mas nem ele nem Fernando Alonso chegaram ao final da prova.

Confira como ficou a classificação do GP da Malásia:

1. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), em 1h41min05s793

2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 8s569

3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 12s310

4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 53s822

5. Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1min10s409

6. Felipe Massa (BRA/Williams), a 1min13s586

7. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), a 1min39s085

8. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso), a uma volta

9. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), a uma volta

10. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a uma volta

11. Romain Grosjean (FRA/Lotus), a uma volta

12. Felipe Nasr (BRA/Sauber), a uma volta

13. Sergio Pérez (MEX/Force India), a uma volta

14. Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a uma volta

15. Roberto Merhi (ESP/Marussia), a uma volta

(Com Estadão Conteúdo)