Vettel lidera em Suzuka, mas revela temor sobre os pneus

Para alemão, que pode ser tetra no domingo, estratégia correta será essencial

O alemão Sebastian Vettel registrou o melhor tempo da segunda sessão de treinos livres para o GP do Japão e terminou esta sexta-feira como o piloto mais rápido do primeiro dia de atividades no circuito de Suzuka – sinal de que o piloto da Red Bull está em boas condições de assegurar o seu quarto título mundial consecutivo na Fórmula 1 na corrida de domingo. Vettel marcou 1min33s852, sendo o único piloto a fazer uma volta em menos de 1min34 nesta sexta. O piloto alemão acredita que ainda pode melhorar seu desempenho até a prova, mas revelou estar preocupado com o desgaste dos pneus na corrida.

“O equilíbrio do carro está bom, mas creio que podemos melhor ainda mais”, afirmou o jovem fenômeno alemão. “Cuidar dos pneus será importante. O carro está bem neste momento, mas precisamos assegurar que a preparação seja feita de forma correta.” Com o risco de problemas nos pneus, o piloto que lidera o campeonato mundial também destacou a necessidade de adotar a estratégia correta para o domingo. “É complicado. Vimos que muita gente teve dificuldades. Será um grande desafio encontrar a melhor estratégia para o GP”, analisou o melhor piloto do momento, que tem dominado quase todas as sessões de treino.

Leia também:

Fórmula 1 fica em São Paulo pelo menos até 2020

Haddad vai gastar R$ 160 milhões em reformas de Interlagos

F1: Fernando Alonso diz que Vettel ‘está perto da perfeição’

Nas tomadas de tempo desta sexta, ele ficou à frente do australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe, que garantiu o segundo lugar com 1min34s020. O segundo piloto da Red Bull vai deixar a Fórmula 1 no fim do ano e espera ter sorte melhor no Japão depois de abandonar o GP da Coreia do Sul com o carro em chamas. O alemão Nico Rosberg foi o terceiro colocado, com 1min34s114, seguido pelos pilotos da Lotus – o finlandês Kimi Raikkonen em quarto, com 1min34s202, e o francês Romain Grosjean em quinto, com 1min34s411. O inglês Lewis Hamilton foi o sexto colocado, com 1min34s442.

O australiano Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, terminou em sétimo lugar, logo à frente do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que marcou 1min34s698. O inglês Jenson Button, da McLaren, e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, completaram as dez primeiras posições em Suzuka. Alonso, aliás, foi o destaque negativo no segundo treino livre, marcado por vários erros dos pilotos. O espanhol perdeu o controle da sua Ferrari na curva Degner e rodou. O mexicano Sergio Perez, da McLaren, bateu em uma proteção de pneus e ficou em 16º lugar, assim como o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, que foi o 18º.

Confira a tabela do campeonato mundial de pilotos

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

Vettel ganhou três das últimas quatro corridas no Japão e tentará conquistar seu quarto título consecutivo no domingo. Para isso, precisa vencer a corrida e torcer para o segundo colocado no campeonato, Alonso, terminar a prova no máximo em nono lugar. Se confirmar o favoritismo, o alemão se juntará ao compatriota Michael Schumacher e ao argentino Juan Manuel Fangio como os únicos pilotos que já faturaram quatro título seguidos na Fórmula 1. O terceiro treino livre em Suzuka está marcado para as 23 horas desta sexta(em Brasília). A classificação será às 2 horas do sábado, e a corrida, às 3 horas do domingo.

A temporada de 2013
Equipe Pilotos
Red Bull Sebastian Vettel (Alemanha) Mark Webber (Austrália)
Ferrari Fernando Alonso (Espanha) Felipe Massa (Brasil)
McLaren Jenson Button (Grã-Bretanha) Sergio Perez (México)
Lotus Kimi Räikkönen (Finlândia) Romain Grosjean (França)
Mercedes Nico Rosberg (Alemanha) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber Nico Hulkenberg (Alemanha) Esteban Gutierrez (México)
Forca India Paul Di Resta (Grã-Bretanha) Adrian Sutil (Alemanha)
Williams Pastor Maldonado (Venezuela) Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso Daniel Ricciardo (Austrália) Jean-Eric Vergne (França)
Caterham Charles Pic (França) Giedo Van der Garde (Holanda)
Marussia Max Chilton (Grã-Bretanha) Jules Bianchi (França)
Tabela
Data Local Autódromo
13/10 Japão Suzuka
27/10 Índia Buddh
03/11 Emirados Árabes Abu Dhabi
17/11 Estados Unidos Austin
24/11 Brasil Interlagos
  • Ferrari exibe carro mais arrojado - e sem o degrau no bico
  • Williams apresenta novo carro 'mais refinado' para 2013
  • Equipe Lotus já sonha em brigar pelo título em 2013
  • Fórmula 1: McLaren apresenta MP4-28 de olho em título
  • Red Bull apresenta o carro a ser batido em 2013
  • Mercedes apresenta W04 em Jerez e coloca carro na pista

(Com Estadão Conteúdo)