Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Última rodada do Espanhol tem 11 times envolvidos em ‘finais particulares’

Madri, 10 mai (EFE).- Apesar de ser disputado em pontos corridos e de o dono do título da atual temporada já ter sido definido, o Campeonato Espanhol chega à sua última rodada em clima de final – ou finais, já que 11 times entrarão em campo neste fim de semana para encarar ‘decisões particulares’.

Algumas destas equipes brigam para evitar o rebaixamento, enquanto outras, que estão na parte de cima da tabela, tentam garantir vagas na Liga Europa ou na Liga dos Campeões.

Quem está em situação mais confortável é o Real Madrid, que conquistou o título com duas rodadas de antecedência. Assim como o campeão, Barcelona e Valencia – segundo e terceiro colocados – também têm vagas asseguradas no principal torneio continental interclubes.

A disputa que reúne o maior número de times é para permanecer na primeira divisão: Granada (42 pontos), Villarreal (41), Rayo Vallecano (40), Zaragoza (40) e Sporting Gijón (37).

Evidentemente, nem todos largam em igualdade de condições. Granada e Villarreal conseguirão se salvar em caso de empate, respectivamente, com Rayo e Atlético de Madri. Os dois poderão escapar até mesmo se perderem, desde que o Zaragoza não vença o Getafe.

O Granada, porém, terá que jogar fora de casa, e justamente contra um adversário que também luta para não cair, o Rayo. Este, por sua vez, conseguirá se manter na divisão de elite sem depender de outros resultados se vencer o confronto. O Zaragoza, por sua vez, vai se salvar se vencer. Caso empate, precisará que Rayo ou Villarreal tropecem.

A situação mais complicada é a do Sporting Gijón, único que não depende de seu próprio resultado. Para se salvar, terá que ganhar do Málaga, fora de casa, e torcer por derrotas de Rayo Vallecano e Zaragoza.

Já o sonho de chegar à Liga dos Campeões – há apenas uma vaga em disputa, e para a fase preliminar do torneio – é compartilhado por quatro candidatos: Málaga (55 pontos), Atlético de Madri (53), Mallorca (52) e Levante (52).

O Málaga tem as rédeas da situação, porque se ganhar do Gijón ficará em quarto. Já o Atlético precisa vencer o Villarreal e torcer por um tropeço do Málaga. Levante e Mallorca, por fim, têm que ganhar e ‘secar’ todos os rivais.

Quanto à Liga Europa, o Athletic Bilbao está classificado por ter ser finalista da Copa do Rei, e Atlético de Madri, Mallorca, Levante, Osasuna (51 pontos) e Sevilla (49) disputam as duas vagas restantes, com chances remotas para os dois últimos.

Dessa forma, todas as partidas da 38ª e decisiva rodada do Campeonato Espanhol terão ar de final para pelo menos uma das equipes envolvidas. A resposta sobre quem vai levantar os ‘troféus’ sairá no fim da tarde de domingo.

Programação da 38ª e última rodada do Campeonato Espanhol:.

Sábado (12/05).

Real Sociedad – Valencia.

Betis – Barcelona.

Domingo (13/05).

Getafe – Zaragoza.

Levante – Athletic Bilbao.

Real Madrid – Mallorca.

Rayo Vallecano – Granada.

Espanyol – Sevilla.

Málaga – Sporting Gijón.

Villarreal – Atlético de Madri.

Racing Santander – Osasuna. EFE