Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ucranianos desistem de Sochi por mortes em seu país

Esquiadora Bogdana Matsotska e seu pai e treinador, Oleg Matsotskyy, fizeram duras críticas contra o governo do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich

A esquiadora ucraniana Bogdana Matsotska e seu pai e treinador, Oleg Matsotskyy, abandonaram a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, em protesto contra as mortes registradas nos violentos confrontos entre forças de segurança do governo e manifestantes em Kiev, na Ucrânia. “Não vou competir enquanto as pessoas estão morrendo no meu país. Espero que eu seja ouvida pelo mundo”, disse a atleta. Em sua página no Facebook, a esquiadora também criticou o governo do presidente Viktor Yanukovich. “Ele violou a regra eterna das Olimpíadas: a paz durante os jogos. Em solidariedade àqueles que lutam nas barricadas e nosso protesto contra o presidente bandido e seu governo lacaio, não vamos mais participar. Que os heróis mortos pela liberdade da Ucrânia descansem em paz!”

Leia também:

Lipnitskaia sofre queda e termina primeiro dia da patinação em quinto

Rússia, sem medalha no hóquei no gelo, paixão nacional

A crise na Ucrânia começou em novembro após a recusa do presidente Viktor Yanukovich em assinar um acordo de aproximação com a União Europeia. Desde então, manifestantes, apoiados por líderes da oposição de Yanukovich, protestam contra a decisão do presidente. Novos confrontos entre a força de segurança e os manifestantes nesta quinta-feira relataram a morte de cerca de 100 pessoas.

Leia também:

Chuva na costa, neve na montanha: clima maluco em Sochi

Em Sochi, última semana de competições terá finais dos esportes coletivos

O presidente do Comitê Olímpico Ucraniano, o ex-atleta Sergei Bubka, pediu aos integrantes da delegação que permaneçam em Sochi, numa demonstração de união, mas disse respeitar a decisão daqueles que optarem por abandonar a competição em solidariedade aos confrontos no país.

Bogdana Matsotska já tinha disputado duas provas de esqui alpino na competição – foi 27ª colocada no Super G e 43ª no slalom gigante – e estava inscrita na prova de esqui alpino, na modalidade slalom, marcada para sexta-feira.

(Com Estadão Conteúdo e agência Gazeta Press)