Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tymoshenko acusa Governo ucraniano de desviar fundos destinados à Eurocopa

Kiev, 25 mai (EFE).- A líder opositora ucraniana Yulia Tymoshenko, que está presa, acusa o Governo do país de desviar parte dos recursos públicos destinados para o financiamento da organização da Eurocopa.

‘Ao programa da Eurocopa destinaram 80 bilhões de hryvnias (cerca de R$ 20 bilhões), 10 vezes mais do que o previsto’, explicou nesta sexta-feira Ostap Semerak, deputado do partido liderado por Tymoshenko.

Dados dos opositores apontam que pelo menos 30% do montante foi desviado, segundo a agência ucraniana UNIAN.

Tymoshenko enviou a informação documentada aos órgãos de segurança dos países europeus, para que investiguem suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro por parte do Governo do presidente Viktor Yanukovich.

A ex-primeira-ministra ucraniana acusa Yanukovich e seu chefe de Governo, Nikolai Azarov, de instaurar no país um sistema oligárquico, no qual o poder está nas mãos de grupos empresariais.

Devido a prisão da líder oposicionista, e as denúncias de maus tratos que ela teria sofrido, muitos dirigentes da União Europeia já anunciaram que não assistirão as partidas da competição continental disputadas na Ucrânia. EFE