Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Torcedor do Bilbao morreu atingido por bala de borracha, confirma autópsia

Bilbao (Espanha), 10 abr (EFE).- A autópsia realizada nesta terça-feira confirmou que a morte do jovem Iñigo Cabacas após a partida entre Athletic Bilbao e Schalke 04, realizada na última quinta-feira, foi causada pelo impacto de uma bala de borracha, segundo informações fornecidas por fontes ligadas ao caso à Agência Efe.

O jovem de 28 anos morreu nesta segunda-feira, após três dias em coma em consequência dos ferimentos sofridos na cabeça nos incidentes registrados na última quinta-feira em Bilbao após o empate em 2 a 2, que classificou o Athletic para as semifinais da Liga Europa.

Naquela noite, a Ertzaintza (força policial basca) disparou balas de borracha para tentar conter alguns torcedores na saída do estádio San Mamés. Depois que Iñigo Cabacas ficou ferido, foi aberta uma investigação para determinar se as lesões foram causadas pelos policiais ou aconteceram em outras circunstâncias.

A autópsia confirmou que o ferimento, que causou ao jovem fratura craniana e uma hemorragia devido a qual ele entrou em coma e morreu nesta segunda-feira, foi causada pelo impacto de uma das balas disparadas.

‘Caso seja confirmado que a causa da morte foi um tiro de bala de borracha, as responsabilidades serão depuradas dentro da Polícia basca e a investigação será levada até o fim, custe o que custar’, declarou o conselheiro do Interior do Governo basco, Rodolfo Ares, antes de tomar conhecimento da autópsia. EFE