Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tocha olímpica chega ao Reino Unido para Jogos de Londres

A tocha olímpica chegou ao Reino Unido nesta sexta-feira em um voo especial procedente de Atenas, antes de iniciar um percurso que será concluído em 70 dias com a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, constatou um fotógrafo da AFP.

A tocha olímpica, que viajou em campânulas com suportes fixados firmemente aos assentos, chegou em um avião amarelo da companhia British Airways batizado de “Firefly” que aterrissou às 19h26 locais (15h26 de Brasília) na base aérea da marinha real de Culdrose, em Cornualha (sudoeste da Inglaterra).

Viajava também na aeronave a delegação que na quinta-feira participou da entrega oficial na capital grega, incluindo a princesa Ana, filha da rainha Elizabeth II, que cuidadosamente levava a tocha nas mãos.

O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, foi o encarregado de dar as boas-vindas na base, onde esperavam cerca de 500 convidados, cuja espera foi amenizada por um espetáculo aéreo e uma orquestra militar.

No sábado pela manhã, a tocha iniciará em Land’s End, o ponto mais meridional da Inglaterra, seu percurso de 12.875 quilômetros por todo o Reino Unido, com uma incursão na Irlanda no início de junho.

Cerca de 8.000 voluntários participarão dos revezamentos da tocha que chegará ao estádio olímpico em 27 de julho durante a cerimônia de inauguração dos Jogos, e permanecerá até o encerramento em 12 de agosto.