Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tigre pode ser campeão e rebaixado no Campeonato Argentino

A última rodada do Torneio Clausura, da Argentina, acontece neste fim de semana e três times chegam ao domingo com chances de título. Arsenal e Tigre, ambos com 35 pontos, e Boca Juniors, com dois pontos a menos, ainda sonham com a taça e jogam às 15h (de Brasília).

O Arsenal recebe o Belgrano, 12colocado, e joga por uma vitória. Além disso, torce pelo tropeço do Tigre, que joga em casa contra o Independiente, atual 16 . O cenário para a equipe da grande Buenos Aires é o mesmo: precisa vencer e esperar por empate ou vitória do Belgrano, em Sarandí.

A tarefa mais complicada é do Boca Juniors, que encara o All Boys fora de casa. Os finalistas da Copa Libertadores de América têm a obrigação de ganhar a partida e contar com derrotas dos concorrentes para conquistar o Clausura.

Pelo envolvimento na competição sul-americana, o Boca optou por equipes mistas no Campeonato Argentino, ocasionando alguns tropeços. Como disputa a final continental na próxima quarta, diante do Corinthians, é possível que o técnico Julio Cézar Falcioni volte a poupar alguns jogadores na rodada decisiva.

Caso haja empate entre dois times em termos de pontuação, um jogo extra será realizado para definir o campeão. Se acontecer uma tripla igualdade -vitória do Boca e empates de Arsenal e Tigre -, a competição será decidida em um triangular.

Campeão rebaixado? – Uma situação curiosa, porém, envolve o Tigre, que pode ser campeão e rebaixado no mesmo campeonato. Se concretizada, será a primeira vez na história que essa situação acontece.

O rebaixamento, na Argentina, é definido pela média dos torneios disputados nas últimas três temporadas. O Tigre corre risco pelo fraco desempenho em 2009-10, quando somou apenas 32 pontos entre Apertura e Clausura.

Mesmo se vencer sua partida contra o Independiente, uma vitória do Atlético Rafaela, 15 , sobre o Godoy Cruz, 18 , coloca o Tigre na zona de ‘Promoción’, obrigando a equipe a disputar um playoff contra o quarto colocado da segunda divisão argentina. O River Plate é um dos possíveis adversários.

‘Nós vamos para os noventa minutos mais importantes da vida do Tigre e sabemos disso. Portanto, não estamos pensando se vamos acabar campeões ou rebaixados e sim em ganhar a nossa partida’, disse Rodolfo Arruabarrena, técnico do Tigre.