Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tenista checo elimina Rafael Nadal do Aberto da Austrália

Tomas Berdych atropelou o espanhol nas quartas por 3 sets a 0 (6-2, 6-0 e 7-6)

O checo Tomas Berdych alcançou sua segunda semifinal consecutiva no Aberto da Austrália ao eliminar nesta terça-feira o espanhol Rafael Nadal, que venceu o Grand Slam em 2009, com uma vitória esmagadora, por 3 sets a 0, com direito a um 6-0 na segunda parcial.

Berdych acumulava uma ‘freguesia’ para Nadal, já que vinha de 17 derrotas seguidas para o espanhol. O tenista tcheco, que é o sétimo cabeça de chave do torneio, atropelou Nadal, o terceiro cabeça de chave, nos dois primeiros sets. O espanhol só conseguiu equilibrar um pouco o jogo na terceira parcial. Berdych precisou de duas horas e 13 minutos para despachar Nadal com parciais de 6-2, 6-0 e 7-6.

Na próxima fase, o checo enfrenta o vencedor do confronto entre o britânico Andy Murray e a nova sensação australiana, Nick Kyrgios, de 19 anos, por uma vaga na grande final do primeiro torneio de Grand Slam do ano.

O jogo – Nadal foi dominado em todos os fundamentos do jogo. Teve seu saque quebrado cinco vezes, duas vezes com uma dupla falta, de um total de seis que cometeu. O espanhol perdeu nove games consecutivos, levando dois sets a zero em quase uma hora, inclusive com um pneu na segunda parcial, o terceiro de sua carreira.

O terceiro e último set foi o mais equilibrado, com os dois tenistas confirmando seus saques. Nadal mostrou uma melhora em seu desempenho em quadra e chegou a ter duas chances de quebrar o serviço de Berdych, mas acabou não obtendo sucesso. No fim, o tenista espanhol chegou a salvar dois match points de Berdych, levando o jogo para o tie-break, mas acabou vencido pelo atleta da República Tcheca por 7/5.

(Com agência EFE)