Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Técnico da Juventus pode pegar suspensão de 15 meses

Por AE-AP

Roma – O técnico da Juventus, Antonio Conte, corre o risco de pegar uma suspensão de 15 meses por causa do seu suposto envolvimento no escândalo de manipulação de resultados no futebol italiano. O fiscal da Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano), Stefano Palazzi, solicitou este tempo de pena ao treinador, nesta quinta-feira, e complicou a vida do comandante do atual campeão nacional.

O pedido feito por Palazzi aconteceu um dia depois de a Comissão Disciplinar da FIGC rejeitar um pedido feito pela defesa do técnico, de três meses de suspensão e o pagamento de uma multa de 200 mil euros.

Conte é acusado de ter deixado de relatar manipulação de resultados em duas partidas da temporada 2010/2011, quando então dirigia o Siena na Série B italiana. Na ocasião, ele estaria ciente de que os confrontos da sua equipe contra Albinoleffe e Novara estavam arranjados, mas teria se omitido.

A Juventus protestou contra o pedido da Federação Italiana de Futebol, por meio de um comunicado oficial nesta quinta. “Vejo que a FIGC e o seu sistema de justiça continuam a operar fora de qualquer lógica”, afirmou Andrea Agnelli, presidente do clube, que apontou “enormes contradições” nesta investigação e disse que esse pedido de punição “não pode ser aceito”.

Em contraste com a possibilidade de suspensão de um ano e meio a Conte, o goleiro do Siena na época, Marco Savaroni, e o preparador físico Giorgio D’Urbano terão de cumprir uma pena de 23 semanas.

O Torino, um dos clubes acusados de envolvimento neste escândalo, terá de iniciar a sua volta à divisão de elite do Campeonato Italiano com um ponto a menos, enquanto o Varese perdeu um ponto na Série B nacional. Já o Siena recebeu uma punição de seis pontos na temporada 2012/2013 na Série A e foi multado em 100 mil euros.