Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Técnico da Argentina diz que Messi não jogará a Rio-2016

Campeão em Pequim-2008, craque do Barcelona será preservado depois da disputa da Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

O técnico da seleção argentina, Gerardo Martino, praticamente acabou com a esperança dos torcedores brasileiros de ver Lionel Messi na Olimpíada do Rio de Janeiro. Em entrevista a veículos argentinos, “Tata” disse que espera ter o craque do Barcelona na disputa da Copa América Centenário, nos Estados Unidos, mas considera um “exagero” convocá-lo para os Jogos Olímpicos como um dos três atletas maiores de 23 anos.

“Expor Messi a jogar um novo torneio depois de tantas competições me parece um exagero. Voltaria a nos prejudicar em função do que temos no segundo semestre. O bom senso estabelece que tanto ele como outros jogadores participem somente da Copa América”, afirmou o ex-treinador do Barcelona ao diário Clarín. A competição nos Estados Unidos acontece entre 3 e 26 de junho, enquanto a Olimpíada vai de 5 a 21 de agosto.

Leia também:

Rio-2016 lança ‘Errejota’, a bola do futebol olímpico

Time Brasil lança música para a Olimpíada do Rio

Ministro do Esporte buscará inclusão do futsal na Rio-2016

“Muitos dos nossos jogadores mais importantes chegam ao final das competições internacionais após muitas partidas na temporada. Me parece lógico tirar esse peso deles, de jogar os Jogos Olímpicos além da Copa América. É mais importante que estejam bem para as Eliminatórias, que possam fazer as pré-temporadas com seus clubes, que tenham um descanso depois da Copa América”, completou Martino.

À emissora TyC Sports, Martino disse que “não está resolvido se Messi irá, mas não lhe parece factível” e disse que pretende investir nos jovens talentos argentinos como Mauro Icardi, da Inter de Milão, e Paulo Dybala, da Juventus, ambos destaques do Campeonato Italiano. Messi já é campeão olímpico – venceu em Pequim-2008, quando tinha apenas 21 anos, depois de eliminar o Brasil nas semifinais.

Cada país participante pode convocar no máximo três atletas maiores de 23 anos. No Brasil, Dunga já avisou que convocará Neymar. Portugal e Suécia também estão classificados para os Jogos do Rio e existe a expectativa de Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic serem convocados.

(da redação)