Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suárez é suspenso por nove jogos e banido do futebol por quatro meses

Atacante uruguaio é punido por mordida em italiano Giorgio Chiellini

O atacante da seleção uruguaia Luis Suárez está fora da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, a Fifa puniu o jogador com nove jogos de suspensão pela mordida no zagueiro italiano Giorgio Chiellini na vitória sobre a Itália, em Natal, na última terça. Além dos nove jogos de suspensão em competições organizadas pela entidade, o atacante do Liverpool está banido de qualquer atividade profissional por quatro meses.

Leia também:

Luis Suárez: o craque das reações intempestivas

Eliminação italiana tem mordida, protestos e demissão

“Mordida” do uruguaio Suárez ganha versões na internet

​Vídeo: Assista à mordida de Suárez

O comitê da Fifa considera que o jogador infringiu o artigo 48, parágrafo 1, e artigo 57, por ato antidesportivo. No lance, ocorrido aos 35 minutos da segunda etapa na partida entre Uruguai e Itália, o árbitro mexicano Marco Rodríguez não viu o desentendimento entre Suárez e Chiellini. Além de estar proibido de frequentar qualquer estádio nos próximos quatro meses, ele terá de pagar uma multa de 100 mil francos suíços (247 mil reais). A federação uruguaia ainda pode recorrer da decisão.

O episódio da mordida do atacante no ombro de Chiellini não é uma novidade na carreira de Suárez. Trata-se da terceira oportunidade em que o jogador de 27 anos crava uma dentada em um adversário. Em novembro de 2010, quando jogava pelo Ajax, da Holanda, Suárez atacou um adversário do PSV com os dentes. Pela agressão, o uruguaio foi punido com sete jogos de suspensão. Em abril de 2013, já com a camisa do Liverpool, da Inglaterra, outra mordida num adversário, desta vez no sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea. Pelo ato, pegou dez jogos de gancho.

A imprensa espanhola já dava como certa a transferência de Luis Suárez para o Barcelona na próxima janela de verão na Europa. No entanto, resta saber se o banimento da quatro meses do atacante pode atrapalhar as negociações. Suárez ainda pode perder seus dois patrocinadores principais, a 888poker e a Adidas. Ambas as empresas já haviam declarado, antes mesmo da punição, que iriam rever seus acordos com o jogador do Liverpool.