Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

STJD absolve Rio Branco e Paraná é rebaixado no Estadual

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu, nesta terça-feira, a absolvição do Rio Branco por unanimidade pela acusação de o clube ter utilizado um jogador irregular durante seis jogos do Campeonato Paranaense. Com isso, o clube recuperou os 22 pontos que havia perdido após punição do TJD-PR e recolocou o Paraná como clube rebaixado para a segunda divisão estadual.

O time tricolor havia caído dentro de campo, mas o fato de o Rio Branco ter registrado o jogador Adriano de Oliveira Santos com o nome errado – Adriano Oliveira dos Santos -, fez com que este fosse confundido com um atleta que atua no Espírito Santo. Com isso, o TJD-PR definiu, em setembro, que o time deveria perder os 22 pontos, além de uma multa de R$ 27 mil reais.

Na análise desta terça, porém, o STJD entendeu que este fato não aconteceu uma fraude do Rio Branco, mas, sim, um equívoco. Com a decisão, o Paraná informou que não irá recorrer mais uma vez a sentença. Assim, o time deverá definitivamente jogar a Segunda Divisão do Paraná em 2012.

Este, porém, pode não ser o único rebaixamento do time nesta temporada. No Brasileiro, após sonhar com uma vaga na elite do futebol nacional, o Paraná perdeu força na competição e, faltando uma rodada para o final da competição, ainda corre o risco de cair para a Série C. Com 49 pontos ganhos, o time do Sul do país está em 14lugar, a dois pontos do Icasa, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.

A despedida do clube nesta Segunda Divisão acontecerá neste sábado, às 17 horas (de Brasília), contra o Bragantino, no Durival de Brito. Enquanto o time paranista depende apenas de suas forças para manter-se na Série B, a equipe do interior paulista precisa vencer o time paranaense e ainda torcer por um tropeço do Sport, atual quarto colocado, para conseguir disputar a Série A em 2012.