Site argentino recria camisas antigas de seleções

Designers do 'La Casaca' mostraram como poderiam ser os uniformes de diversas seleções caso retornassem às tradições

O site argentino La Casaca, especializado em uniformes de futebol, retornou às tradições em um exercício de imaginação. Diversas seleções, incluindo Brasil, Holanda, Espanha, Uruguai e França, tiveram seus uniformes recriados pelos designers do site, com base em modelos utilizados no passado.

Brasil:

No caso da seleção brasileira, o site colocou nos moldes atuais uma camisa que nem chegou a sair do papel. Após o fracasso na Copa do Mundo de 1950, o Brasil decidiu aposentar a “amaldiçoada” camisa branca e promoveu uma eleição para o novo modelo. Venceu o uniforme “canarinho”, como conhecemos hoje, proposto pelo gaúcho Aldyr Garcia Schlle. No entanto, havia propostas mais ousadas, com listras em verde e amarelo na horizontal – um modelo semelhante ao que foi usado pela seleção em 1916.

brasil

 

 

 

Uruguai:

A camisa da “celeste” mudou pouco ao longo dos tempos. O site resolveu homenagear o modelo usado em 1903, na primeira vitória internacional da equipe, sobre a Argentina: um modelo mais escuro que o azul atual e com uma faixa diagonal branca no peito, com shorts e meias azuis.

uruguai

França:

Entre 1908 e 1911, a seleção francesa usou um uniforme que mais parecia um pijama: branco com finas listras azuis.

franca

 

Espanha:

O site recorda que, por questões políticas, a seleção espanhola vestiu camisa azul entre 1939 e 1947 – o vermelho representava oposição ao regime de Francisco Franco. Após a Segunda Guerra Mundial, o time voltou a usar ‘La Roja’.

espanha

Holanda:

Nem sempre a Holanda vestiu a mítica camisa laranja. No início do século passado, a equipe vestia uma camisa branca, com uma faixa diagonal nas cores da bandeira, e calções e meias pretas.

holanda