Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia encontra arsenal que seria usado em atentados durante Jogos de Inverno

Moscou, 10 mai (EFE).- Os serviços secretos da Rússia e da Abkházia localizaram dez esconderijos com armamento na região separatista georgiana, acumulados por terroristas para realizar atentados durante os Jogos de inverno de Sochi, em 2014, informou nesta quinta-feira o Comitê Nacional Antiterrorista russo (CNA).

‘O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia averiguou que os guerrilheiros planejavam transportar tal armamento para Sochi entre 2012 e 2014 para perpetrar atentados terroristas no transcurso dos preparativos e da realização dos Jogos Olímpicos’, afirmou o CNA em comunicado.

Entre outras armas, o FSB localizou três sistemas de defesa antiaérea portáteis, dois mísseis antitanque, um morteiro, um lança-chamas, 39 lança-granadas, minas antitanque e antipessoa, artefatos explosivos, granadas, armas automáticas, 15 quilos de TNT e mais de 10 mil balas.

A Abkházia, limítrofe com a região russa de Krasnodar, onde se encontra a cidade de Sochi, foi reconhecida pela Rússia como Estado independente em agosto de 2008 após a guerra russo-georgiana pelo controle da Ossétia do Sul, outra região separatista da Geórgia em situação idêntica.

A região separatista, cuja população passa dos 250 mil habitantes, assinou desde então diversos acordos bilaterais com Moscou. EFE