Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rubinho larga na 11 posição em Iowa; Castroneves é segundo

O classificatório para a etapa de Iowa da Fórmula Indy foi disputado nesta sexta-feira, e Rubens Barrichello, da KV, conseguiu conquistar a 11colocação no grid de largada. O sistema de definição das posições foi diferente em relação às temporadas passadas, com os oito melhores colocados no segundo treino livre fazendo uma corrida de 30 voltas para definir as primeiras filas.

O escocês Dario Franchitti, da Chip Ganassi, foi o grande vencedor da sessão e vai largar na posição mais cobiçada. O brasileiro Helio Castroneves ficou em segundo e completa a primeira fila.

Os outros pilotos ficaram divididos em dois grupos e também correram 30 voltas. Os primeiros que entraram na pista definiram as posições pares do grid, partindo da décima colocação. Tony Kanaan e Rubinho correram na parte ímpar e o baiano venceu, com Barrichello chegando em terceiro, o que significaria o 13posto. Porém, Kanaan e Graham Rahal, da Chip Ganassi, receberam punições da direção da prova, por mexerem no motor, o que acarretou em perda de dez colocações para cada um, e Rubinho acabou sendo beneficiado com duas posições.

Com isso, Tomy Kanaan sai em 19e Rahal larga em 20 . Ernesto Viso, que havia conquistado a 16posição, e Simon Pagenaud, em 25 , também foram penalizados pelo mesmo motivo.

A etapa de Iowa da Fórmula Indy será disputada neste sábado, às 23h (horário de Brasília).