Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rômulo treina normalmente e ajudará o Vasco contra o Palmeiras

O elenco do Vasco participou de um treino tático na manhã desta sexta-feira, comandado pelo técnico Cristóvão Borges, que serviu para encaminhar a equipe que vai participar do confronto diante do Palmeiras, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), na Arena Barueri, em Barueri (SP), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador recebeu a boa notícia de que poderá contar com Rômulo, que estava um longo tempo afastado do time por estar servindo à Seleção Brasileira em amistosos internacionais.

A presença do jogador era dúvida por conta de dores musculares nas duas coxas, que indicavam um quadro de desgaste físico. Porém, nesta sexta-feira o volante participou normalmente do treino.

Rômulo é considerado uma das principais promessas vascaínas e deverá estar no grupo que Mano Menezes vai levar para os Jogos Olímpicos de Londres, no fim de julho. O jogador, que passou parte da semana fazendo trabalho de fisioterapia, garante que está em plenas condições de atuar os noventa minutos e ajudar a equipe.

‘Eu vinha sentindo apenas o desgaste, pois o amistoso contra a Argentina foi disputado em um ritmo muito forte. Mas me submeti a um exame na quarta-feira que mostrou que não existe nenhum tipo de lesão. Portanto, me encontro em perfeitas condições de ir a campo contra o Palmeiras se esse for o desejo do Cristóvão. Quero reencontrar o time do Vasco’, declarou Rômulo, que marcou o primeiro gol da Seleção Brasileira no sábado passado, na derrota de 4 a 3 para os argentinos em tarde inspirada de Lionel Messi.

No treino desta sexta-feira Rômulo ocupou a vaga de Juninho Pernambucano, que se limitou a ficar na academia. Isso faz parte do planejamento elaborado para o Reizinho, que já conta com 37 anos, mas que não preocupa para o duelo diante do Palmeiras. Sendo assim, quem deverá perder a posição é Fellipe Bastos. Ainda em relação ao time, Felipe está mantido na lateral esquerda e Dedé mais uma vez trabalhou entre os titulares, compondo a dupla de zagueiros com Rodolfo, o que deixa evidente que Renato Silva é considerado reserva.

Durante o treino Cristóvão procurou orientar a movimentação de jogadas e chamou a atenção de vários jogadores, como Diego Souza. Ele também conversou com o apoiador Allan, que só vai permanecer em São Januário até o fim do mês, pois está negociado com a Udinese, da Itália. Como ouviu da boca do próprio jogador que ele se sente confortável ainda sendo usado, Allan será relacionado no domingo para ficar como opção no banco de reservas.

Dessa maneira, o time do Vasco está praticamente definido e vai enfrentar o Palmeiras com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Felipe; Nilton, Rômulo, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Neste sábado os jogadores participam de um trabalho recreativo e depois o grupo embarca para a capital paulista.

Fora de campo a diretoria segue dando sequência ao projeto de redução do elenco e espera anunciar até a próxima terça-feira um destino para o meia Renato Augusto, que se reapresentou após um período de empréstimo ao Atlético-GO e que não faz parte dos planos de Cristóvão Borges. Existem rumores de que o jogador estaria sendo negociado com um clube catarinense para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Se encaixam neste grupo Avaí, Criciúma e Joinville.

Ao longo desta semana o Vasco já se desfez do meia argentino Abelairas, que não vinha sendo utilizado por Cristóvão e rescindiu contrato com o clube para poder se transferir para o futebol mexicano, mais precisamente o Puebla. É possível que outros atletas sejam liberados nos próximos dias, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo pela comissão técnica.

Ainda fora de campo, a diretoria espera dar início em 2013 ao processo de reestruturação de São Januário, que poderia ser ampliado para receber 45 mil torcedores. O projeto prevê que o estádio fique cerca de três anos fechado, com o clube sendo obrigado a mandar seus jogos no Engenhão e também no Maracanã, que será reaberto no próximo ano.