Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Rival’ de Robert Scheidt será 1º a carregar tocha olímpica no Reino Unido

Londres, 10 mai (EFE).- O velejador britânico Ben Ainslie, grande adversário do brasileiro Robert Scheidt por vários anos na classe laser, será a primeira pessoa a carregar a tocha olímpica em seu percurso pelo Reino Unido, que começará no próximo dia 18.

Ainslie foi o grande rival de Scheidt durante a década de 90, tirando do brasileiro o ouro olímpico e o deixando com a prata nos jogos de Sydney, em 2000, em uma revanche de Atlanta-1996, em que as posições haviam sido invertidas. O britânico subiu ao lugar mais alto do pódio também em Atenas-2004 e Pequim-2008, quando já competia na classe Finn.

O Comitê Organizador de Londres-2012 (Locog) confirmou nesta que o velejador será o primeiro de 8 mil pessoas que percorrerão aproximadamente 12,8 mil quilômetros ao redor do Reino Unido antes de chegar à capital britânica.

Ainslie começará o percurso em Lands End, o ponto mais ocidental de Grã-Bretanha, às 7h (local, 11h de Brasília) do dia 19, 70 dias antes que do início da Olimpíada, segundo informações fornecidas pelo Locog em comunicado.

‘Fico honrado de ser o primeiro a carregar a tocha em meu país. Levar a chama olímpica na região onde cresci será uma grande experiência’, declarou o velejador de 35 anos.

‘Quero também parabenizar as milhares de pessoas que carregarão a tocha e que encherão as ruas do Reino Unido da alegria dos Jogos’, completou o medalhista olímpico.

‘(Ainslie) É a pessoa perfeita para começar o revezamento da tocha em Lands End, pois cresceu na região e é um atleta que trabalhou duro para conseguir seus objetivos’, comentou o presidente do Locog, Sebastian Coe.

‘Ben começará o que será uma celebração espetacular para todas as pessoas do Reino Unido antes que comecem os Jogos Olímpicos de Londres’, acrescentou.

Cerca de 115 pessoas se revezarão diariamente para transportar a chama olímpica a pé, de moto, a cavalo, de barco e até de balão. EFE