Rio-2016 confirma evento-teste do basquete em janeiro

O torneio amistoso, preparatório aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, contará com as presenças das seleções femininas da Austrália, Argentina e Venezuela.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta terça-feira, por meio de nota no site oficial, que o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, será um torneio amistoso que contará com a presença de quatro seleções femininas, entre os dias 15 e 17 de janeiro do próximo ano, na arena do Parque Olímpico da Barra, na zona oeste do Rio.

Além do Brasil, já classificado por sediar as Olimpíadas, a competição terá as presenças de Austrália, Argentina e Venezuela. As australianas já asseguraram classificação à Olimpíada com o título do Pré-Olímpico da Oceania. Argentinas e venezuelanas ainda terão de jogar o Pré-Olímpico Mundial, em junho, quando serão decididas as cinco últimas vagas nos Jogos do Rio. “O evento-teste é uma etapa de treinamento extra para as jogadoras no ano olímpico”, disse Vanderlei Mazzuchini, diretor técnico da CBB.

Vanderlei também confirmou que a seleção comandada por Luiz Augusto Zanon irá iniciar a sua preparação para a competição amistosa no dia 6 de janeiro. As convocadas para participar deste evento-teste serão conhecidas na segunda quinzena de dezembro. “A LBF (Liga de Basquete Feminino) vai parar no período do evento, retornando depois do dia 17. Somos gratos à Liga, que entendeu a importância deste torneio preparatório. Vai ser um período de análise em um ano tão importante para o esporte, e a seleção feminina já vai poder viver um pouco do ambiente olímpico. Além disso, os jogos serão disputados na arena que sediará a segunda fase dos jogos femininos no Rio-2016”, afirmou Mazzuchini.

Leia também:

Rio-2016 vende menos de 10% dos ingressos para Jogos Paralímpicos

Tocha olímpica passará por 250 cidades brasileiras

Rio-2016: Comitê anuncia corte de gastos para evitar déficit orçamentário

(Com Estadão Conteúdo)