Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Real no frio da Rússia, Chelsea no caldeirão do Napoli na ‘Champions’

As partidas de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões continuam nesta semana, com os favoritos Real Madrid e Chelsea disputando jogos difíceis fora de casa na terça-feira.

Os espanhóis enfrentam o CSKA Moscou no frio da Rússia e os ingleses visitam o Napoli no caldeirão do estádio San Paolo. Na quarta-feira, e Olympique de Marselha recebe a Inter de Milão e o Bayern de Munique enfrenta o Basel na Suíça.

. CSKA Moscou – Real Madrid

O Real está em grande fase, com dez pontos de vantagem sobre o Barça no Campeonato Espanhol. Com o título nacional bem encaminhado, os comandados do técnico José Mourinho podem se focar no principal objetivo da temporada: a conquista do décimo troféu da história do clube na Liga dos Campeões.

Com 100% de aproveitamento na fase de grupos, o time da capital espanhola, que não sofreu um gol sequer fora de casa desde o início da competição, é o grande favorito do confronto contra o CSKA, mas deve ter uma partida difícil na Rússia, onde a temperatura prevista para esta terça-feira pode chegar a 10 graus negativos.

Os russos podem sentir falta de ritmo, já que não disputam partidas oficiais desde novembro, devido ao frio, que fez com que o campeonato local só recomece no dia 3 março.

O time de Moscou acabou de perder um dos seus principais jogadores, o brasileiro Vagner Love, no clube desde 2004, contratado pelo Flamengo em janeiro, mas poderá contar com o atacante camaronês Seydou Doumbia, autor de cinco gols na fase de grupos.

. Napoli – Chelsea

Esta partida pode ser decisiva para o futuro do técnico do Chelsea, o português André Villas-Boas. Os ‘Blues’ venceram apenas uma das seis últimas partidas que disputaram e foram vaiados em Stanford Bridge após o empate em 1 a 1 concedido em casa diante do Birmingham, clube de segunda divisão.

O confronto contra o Napoli também será uma oportunidade de avaliar o estado de forma do atacante marfinense Didier Drogba, muito abalado após ter perdido um pênalti na final da última Copa Africana de Nações no dia 12 de fevereiro, quando seu país perdeu contra a Zâmbia.

Já os italianos, que contarão com o apoio da sua torcida fanática no estádio San Paolo, estão invictos em casa há onze partidas em competições européias. Após um início de ano complicado, o Napoli vem de duas vitórias consecutivas no Campeonato Italiano, a última delas na sexta-feira, quando superou a Fiorentina por 3 a 0.

Seu artilheiro, o uruguaio Edinson Cavani, está fazendo jus à sua fama de ‘matador’, já que balançou as redes 16 vezes nas 18 últimas partidas que disputou.

. Basel – Bayern de Munique

Este confronto parece ser muito desequilibrado, mas o time bávaro deve encarar o Basel com cautela, até porque não atravessa um bom momento na Bundesliga, na qual somou apenas oito pontos nas cinco últimas rodadas e não saiu do 0 a 0 na casa do lanterninha Freiburg no sábado.

Já os suíços surpreenderam na fase de grupos ao se classificarem paras as oitavas na frente do ‘gigante’ Manchester United, vice-campeão da ‘Champions’ no ano passado, que teve que se contentar com a Liga Europa.

. Olympique de Marselha – Inter Milão

Após o ‘milagre de Dortmund’, quando o Olympique avançou para as oitavas após uma virada antológica por 3 a 2 sobre o Borussia nos minutos finais da última rodada da fase de grupos, o clube francês quer voar mais alto. O time de Marselha não disputa as quartas de final da Liga dos Campeões desde 1993, ano em que conquistou seu único título na competição.

Os comandados do técnico Didier Deschamps ocupam a quarta posição do Campeonato Francês e tropeçaram no último sábado ao empatar em casa diante do Valenciennes. Jogando diante de sua torcida no estádio Vélodrome, o Olympique não poderá contar com seu principal atacante, Loïc Remy, que sofreu uma lesão na coxa na semana passada.

Já a Inter de Milão está em pleno marasmo, com três derrotas consecutivas no Campeonato Italiano, a última delas por 3 a 0 diante do modesto Bologna. Mesmo assim, Deschamps não espera uma partida fácil nesta quarta-feira. “Eles vêm de uma série negativa, mas tenho certeza que será uma outra equipe no Vélodrome. Eles já não têm mais chances no Campeonato Italiano e vão apostar todas as suas fichas na ‘Champions'”, avaliou o treinador do Olympique.

Programação das partidas de ida da Liga dos Campeões desta semana (Horário de Brasília)

Terça-feira:

(15h00) CSKA Moscou (RUS) – Real Madrid (ESP)

(17h45) Napoli (ITA) – Chelsea (ING)

Quarta-feira:

(17h45) Basel (SUI) – Bayern de Munique (ALE)

Olympique de Marselha (FRA) – Inter Milan (ITA)

As partidas de volta serão disputadas nos dias 13 e 14 de março