Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Querendo espantar a crise, Flamengo aposta nos jogadores da base

Após dois dias de folga, os jogadores do Flamengo se reapresentaram na manhã desta terça-feira para um pesado treino físico na sede da Gávea. A principal novidade ficou por conta da presença de cinco atletas promovidos das categorias de base: o goleiro Cesar, o zagueiro Frauches e os meias Thomás, Adryan e Matheus, este filho do tetracampeão Bebeto, passaram a trabalhar entre os profissionais. A medida mostra que o técnico Joel Santana pretende apostar na garotada para ir, aos poucos, afastando o clima de crise que vem rondando o clube.

No sábado passado, na vitória diante do Coritiba por 3 a 1, Joel Santana surpreendeu ao barrar os experientes Kléberson e Deivid e dar oportunidade ao volante Luiz Antonio e ao atacante Diego Maurício. A medida surtiu efeito, com o rendimento do time melhorando. Outras crias da Gávea já vinham trabalhando com o plantel, como o zagueiro Marllon e o volante Muralha.

‘Os garotos do Flamengo estão vindo muito bem e entrado na equipe, sempre ajudando. Gosto muito de trabalhar com jovens da base nos clubes por onde passo. Muitas vezes uma equipe procura no mercado algo que ela pode encontrar nas suas categorias de base’, disse Joel, que tem a fama de ‘Papai’ de alguns dos jovens talentos do futebol brasileiro. No Flamengo, em 2007, ele ‘adotou’ o volante Toró. Já no Botafogo de 2010 foi a vez de o atacante Caio se tornar o xodó do comandante na conquista do título carioca daquele ano.

Em relação aos cinco atletas reintegrados nesta terça-feira – César, Frauches, Thomás, Adryan e Matheus – todos chegaram a ser relacionados para partidas do Campeonato Carioca deste ano, já que o Flamengo chegou a preservar o elenco para a disputa da Copa Libertadores da América. Depois, porém, retornaram aos juniores e acabaram preteridos. Agora, voltam a ocupar espaço e dar esperança à torcida, que passou a acreditar neles em 2011, quando o time conquistou o título da Copa São Paulo de Juniores.

Alguns deles já devem ser relacionados para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro, domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Santos, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela quinta rodada da competição. Para este compromisso, o Rubro-Negro vai contar com o retorno do zagueiro Marcos González, que voltou aos treinos nesta terça depois de servir à seleção chilena em partidas das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014.