Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Puyol anuncia adeus ao Barcelona e deverá se aposentar

Atleta de 35 anos, em sua 19ª temporada pelo clube, sofre com repetidas lesões

O capitão do Barcelona, Carles Puyol, anunciou nesta terça-feira que deixará o clube catalão no final da temporada do futebol europeu, em maio próximo. O zagueiro, de 35 anos, atuou durante toda a carreira pelo atual campeão espanhol – foram nada menos de dezenove temporadas com as cores do Barça. Nesta temporada, porém, ele foi titular em apenas doze partidas, em função de repetidas lesões no joelho. É provável que o atleta se aposente a partir de junho.

“Comunico que ao final da temporada deixarei de ser jogador do Barcelona. Em acordo com o clube, rescindiremos o contrato e deixaremos sem efeito os dois anos que restavam no acordo”, disse Puyol nesta terça-feira. “Depois das duas últimas operações, cirurgias tão agressivas, é difícil recuperar o nível que necessito para estar aqui. É por isso que tomei essa decisão”, explicou o raçudo atleta, um dos grandes ídolos recentes do Barcelona.

Leia também:

Barça bate Real e Bayern e fecha com croata de 17 anos

Caso Neymar: Barça paga R$ 43 milhões a fisco espanhol

Puyol foi uma figura fundamental nos recentes triunfos tanto do Barcelona como da Espanha. Com a seleção, ganhou a Copa do Mundo de 2010 e as duas últimas edições da Eurocopa. Enquanto ajudava a Espanha a atingir o topo do futebol mundial, o zagueiro também fez história no Barcelona, num período em que o clube catalão conquistou 21 títulos, entre eles três Ligas dos Campeões. Muitos apostam que ele continuará no Barça, como auxiliar ou nas categorias de base.

O atleta, porém, não quis responder às perguntas sobre seu futuro. Disse que tinha apenas três coisas a dizer: “Não paro hoje, pois faltam três meses de campeonato e os que me conhecem sabem que não baixarei os braços; não sei o que farei depois de 30 de junho; e, finalmente, sei que preciso descansar. São quatro anos sem parar por causa das lesões. Depois veremos o que acontece”, completou Puyol, que agora também é desfalque certo para a Espanha na Copa.

(Com Estadão Conteúdo)