Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Público poderá votar em eleição de melhor jogador do mundo

Mudanças anunciadas pela Fifa incluem também o nome da premiação

A Fifa anunciou nesta segunda-feira uma reformulação do prêmio de melhor jogador do mundo. Depois de romper a parceria com a France Football, a entidade decidiu renomear o evento de gala para “The Best Football Awards”, que antes era conhecido como “Ballon d’Or” (“Bola de Ouro”). A organização também confirmou que o público poderá votar e ajudar na eleição.

O novo sistema de votação terá o seguinte formato:  50% do resultado será determinado a partir das escolhas dos capitães e dos treinadores das seleções internacionais. A outra metade será dividida entre votos virtuais do público e a escolha de 200 jornalistas de diferentes países.

Veja também

A cerimônia está marcada para o dia 9 de janeiro de 2017. Serão ao todo oito premiações: melhor jogador, melhor jogadora, melhores técnicos do futebol masculino e feminino, o gol mais bonito do ano (prêmio Puskas), troféu fair play e a seleção do ano. O oitavo prêmio é outra novidade: O Fifa Fan Award, que irá condecorar o gesto mais significativo de torcedores por seus times. A Fifa nomeará três finalistas para o Fan Award e o vencedor será definido também pelo público.

A premiação já começa a ser decidida em novembro: do dia primeiro até o quatro do mês, serão reveladas as listas com os melhores técnicos e atletas para dar início ao processo de votação, que irá até o dia 22. A listas finais, com três nomes de cada categoria, serão reveladas no dia 2 de dezembro.

(Com Gazeta Press)