Protagonista no Pan, natação do Brasil se vê abaixo dos EUA em Londres-2012

Responsável por 24 das 141 medalhas conquistadas pelo Brasil, a natação foi protagonista nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. O desempenho anima, mas não deverá ser repetido na Olimpíada de Londres. Para os atletas, os Estados Unidos voltarão a dominar a modalidade em 2012.

‘Em Londres será bem difícil conquistar o título em cima dos Estados Unidos. Estamos bem abaixo, porque eles vêm de anos de preparação diferenciada. Cada um tem que fazer o seu, brigar por medalhas de ouro, aí, quem sabe, a gente pode chegar perto deles’, declara Felipe França que voltou do México com duas medalhas de ouro na bagagem.

‘A performance que a gente teve era quase obrigatória porque os Estados Unidos foram com um time bastante inferior’, explica Bruno Fratus, dono de dois ouros e uma prata em Guadalajara.

Além das medalhas, quatro dos 16 recordes pan-americanos foram quebrados na competição, e a vaga para Londres ficou bem encaminhada. Mesmo assim, os nadadores preferem um discurso cauteloso sobre a possibilidade de disputar os próximos Jogos Olímpicos.