Portuguesa é eliminada da Série D e fica ‘sem divisão’ para 2018

Tradicional clube paulista, rebaixado em 2013 pelo STJD, chegou ao ponto mais baixo de seus 96 anos de história

A Associação Portuguesa de Desportos, a popular Lusa, viveu o dia mais triste de seus 96 anos de história no último domingo. O tradicional clube paulistano, que até 2013 disputava a elite do futebol nacional até ser rebaixado por uma punição do STJD, perdeu para a Desportiva Ferroviária por 1 a 0, em Cariacica (ES), e foi eliminada da Série D do Brasileirão. O último fracasso deixa o time, a princípio, “sem divisão” nacional em 2018.

A Portuguesa viajou ao Espírito Santo empolgada após vitória por 3 a 0 sobre o Bangu e recebeu o apoio de seus torcedores no aeroporto. O time tinha chances de avançar à próxima fase, mas o gol de Edinho, da Desportiva Ferroviária, decretou a eliminação da Lusa, que ainda terminou na lanterna do Grupo A13, com sete pontos. O time capixaba se classificava até os minutos finais, mas também foi eliminado graças a um gol do Campinense, que terminou na liderança da chave.

A Lusa, agora, só tem uma esperança de disputar um campeonato nacional em 2018: precisa vencer a Copa Paulista, que começa na próxima semana e dá ao campeão o direito de escolher entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil do ano seguinte. A Portuguesa disputará a Série A 2 (segunda divisão) do Campeonato Paulista no próximo ano.

A Portuguesa, que revelou grandes jogadores como Julinho Botelho, Djalma Santos, Dener, Zé Roberto, entre muitos outros, foi vice-campeã brasileira em 1996 e possui três títulos paulistas e dois do Rio-SP. O clube não disputa a Série A do Brasileirão desde 2013, quando foi rebaixada pelo STJD por causa da escalação irregular do meia Héverton – decisão que livrou o Fluminense do rebaixamento. Desde então, o clube acumulou rebaixamentos tanto no Estadual quando no Brasileirão. 

Nas redes sociais, muitos fãs de futebol lamentaram a “morte” da Lusa:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. roberto sanches

    Em 2013 a simpática Portuguesa de Desportos foi rebaixada do Brasileirão graças a manobras espúrias praticadas pelo Fluminense e pela CBF!!!

    Curtir

  2. Jaison Da Silva

    Brigou com a grobo e cbf…..isso que dá

    Curtir

  3. Há alguma coisa errada…… Em 2013, caso a Portuguesa não fosse rebaixada…. Quem cairia seria o Flamengo…. Basta olhar a Tabela…. o 17º colocado foi o Flamengo .. que perdeu, como a Portuguesa, 4 pontos, na maior coincidência do Futebol Mundial, dois jogadores escalados de forma irregular, em duas rodadas seguidas. Por favor se informem antes de fazer uma afirmação. Por isso a Internet está da forma que está agora… com muitas inverdades.

    Curtir

  4. André Carioca

    Edson Mello,não adianta. Eles se fazem todos de cego. Quem seria rebaixado era o Flamengo. Mas só enxergam o Flusão. Quando o flamengo pagou para escalarem o cara errado? Quem levou esse dinheiro? Pq não investigam ? AAAA,tá o Flamengo e a Globo estão envolvidos. Entendi…

    Curtir

  5. Cesar8002UTB

    Tapetão do Fluminense. Essa m3rd4 de justiça esportiva é outra jabuticaba estragada.

    Curtir

  6. vladimir santos de souza

    Bem feito, É daí pra pior !
    Club vergonhoso q se vendeu em 2013 ao FLAMENGO e agora tá colhendo o q plantou.
    Já naquela época seus torcedores deveriam recorrer ao MP para q se investigasse o q ocorreu, mas não fizeram a sua parte e agora A INEZ É MORTA !!!

    Curtir

  7. Alvaro Monteiro

    Uma pena! A Portuguesa de Desportos até 2013 era um clube considerado grande do Estado de São Paulo, tinha, ou tem, sei lá, seu estádio no Canindé, ficou várias vezes campeã paulista, e não merecia este triste fim. É uma pena mesmo!!!

    Curtir

  8. Clube nanico e irrelevante. Segue o baile.

    Curtir

  9. valbelo comunian

    O clube de regatas do Flamengo se beneficiou.

    Curtir