Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Porco de 380 kg substituirá polvo Paul na Eurocopa

Kiev, 18 mai (EFE).- Um porco de 380 quilos terá a missão de tentar acertar os resultados dos jogos da Eurocopa de 2012, que acontecerá de 8 de junho a 1º de julho, sucedendo assim o polvo Paul, que ficou famoso por prever os vencedores de jogos do torneio continental em 2008 e da Copa do Mundo de 2010.

‘O único porco profeta, um autêntico porco ucraniano, adivinho e profundo conhecedor dos segredos do futebol, morará em um lugar especialmente preparado pra ele na ‘fan zone’ de Kiev’, informou nesta sexta-feira a Prefeitura da cidade ucraniana, uma das sedes da Euro, em comunicado.

Segundo a Prefeitura, o animal, que realizará suas previsões diariamente, ‘tem um caráter bom e alegre, e o mais importante, gosta de futebol’.

O porco ficará encarregado de adivinhar os resultados dos jogos da Eurocopa com a ajuda de dois pratos com comida que levarão as bandeiras dos dois países que se enfrentarão, segundo as agências de notícias locais.

Por enquanto, o animal, que permanecerá na Praça da Independência e na avenida Kreschatik, os dois lugares da capital ucraniana onde ficarão as ‘fan zones’, não teve seu nome escolhido.

O polvo Paul, que morreu em outubro de 2010, acertou os resultados de todos os jogos da seleção alemã durante a Copa desse ano, incluindo a derrota nas semifinais, e também a vitória da Espanha na final contra a Holanda.

Na Eurocopa de 2008, na Áustria e Suíça, Paul previu quatro das seis vitórias da Alemanha na competição, o que o transformou em uma celebridade mundial.

Na ‘fan zone’ de Kiev, que contará com rigorosas medidas de segurança para os torcedores, as autoridades instalarão telões para que os torcedores possam acompanhar as partidas, além de terem banheiros, restaurantes e enfermaria à disposição.

A Eurocopa terá início em 8 de junho, em Varsóvia, e a grande final será disputada no próximo dia 1º de julho, no Estádio Olímpico de Kiev. EFE