Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pirelli vê equilíbrio positivo e ressalta importância dos pilotos

A temporada 2012 da Fórmula 1 é marcada pelo equilíbrio. Após cinco corridas, o lugar mais alto do pódio não se repetiu uma vez sequer. Um dos motivos apontados para tamanha disputa é a utilização dos pneus Pirelli. Paul Hembery, diretor-esportivo da fábrica italiana, reconheceu parcialmente a responsabilidade, pois lembrou que pilotos são mais decisivos que os compostos.

‘A grande maioria do feedback que temos é que as pessoas estão gostando das corridas. No começo do ano, se disséssemos que haveria cinco vencedores diferentes e em cinco carros diferentes, então todo mundo iria pensar que a gente estava louco’, declarou Hembery, em entrevista ao site britânico Autosport.

‘Acho que a maioria dos fãs ficará satisfeita por ver corridas emocionantes. Acho que, segundo muitos pontos de vista das pessoas, é isso o que elas querem ver’, exaltou o dirigente.

Paul Hembery acredita que as intensas disputas pelo pódio podem beneficiar o financeiro de muitas escuderias, pois favorecem acordos com patrocinadores. ‘Muitas equipes aqui têm de buscar dinheiro, patrocínio e justificar suas presenças na Fórmula 1. A Espanha foi uma excelente vitória da Williams, mas vimos a Sauber obter um grande resultado na Malásia e vimos Paul di Resta ter uma boa corrida no Bahrein com a Force India’, destacou.

‘Esses aspectos todos são importantes para todas essas equipes. Veja o campeonato. Está muito apertado, as pessoas pediam por isso há anos. Pois nós os temos, e algumas pessoas ainda não estão felizes’, provocou diretor da Pirelli, que foi alvo de muitas críticas.

Por fim, Hembery ressaltou que os pneus têm uma importância menor e não devem assumir o papel principal nas corridas. ‘Não queremos ser o elemento principal das corridas da Fórmula 1. Os pneus precisam estar abaixo dos engenheiros, pilotos e carros. Com o tempo, os engenheiros vão dominar o que eles estão fazendo e, passadas algumas corridas, as coisas vão se acalmar’, encerrou.