Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pela 3ª vez consecutiva, Messi é eleito ‘Rei da Europa’ por jornal uruguaio

Montevidéu, 30 dez (EFE).- O argentino Lionel Messi foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘Rei da Europa’ no tradicional prêmio promovido pelo jornal uruguaio ‘El País’.

Este foi mais um triunfo individual que Messi conquistou neste fim de ano. O argentino já tinha sido eleito o principal jogador do Mundial de Clubes e o atleta do ano pelo jornal francês ‘L’Equipe’.

Acompanhado de outros quatro jogadores do Barça, o craque superou por 32 votos de diferença o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Atrás dos dois atacantes foram escolhidas Andrés Iniesta, Xavi Hernández, o brasileiro Daniel Alves e Gérard Piqué.

A lista dos dez primeiros melhores jogadores também contou com o goleiro Iker Casillas (Real Madrid), Nemanja Vidic (Manchester United), Gareth Bale (Tottenham Hotspur) e David Silva (Manchester City).

Com a conquista, o argentino igualou a marca de Ronaldinho Gaúcho (vencedor em 2004, 2005 e 2006) e ficou a um título do recordista Zinedine Zidane (1998, 2001, 2002 e 2003), maior vencedor do prêmio. Outros jogadores brasileiros já foram premiados: Romário (1994), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) e Kaká (2007).

O treinador do time catalão, Josep Guardiola, foi eleito o melhor da Europa à frente do português José Mourinho, do Real Madrid.

Na enquete, organizada pelo jornal uruguaio há mais de duas décadas, participaram 208 jornalistas europeus de 28 países do Velho Continente.

Neste sábado, no último dia do ano, o jornal anunciará o ‘Rei da América’. Neymar é o grande favorito a prêmio, que conta também com o chileno Eduardo Vargas, do Universidad do Chile. No ano passado, o vencedor foi D’Alessandro, do Internacional.

Além de Neymar, outro brasileiro pode ser premiado. Muricy Ramalho concorre com outros treinadores como melhor técnico da América. EFE