Parapan de Guadalajara reunirá 1,5 mil atletas de 26 países

Guadalajara (México), 3 nov (EFE).- Os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara serão realizados com 1,5 mil atletas de 26 nações em 13 esportes, informou nesta quinta-feira o vice-diretor da competição que terá início no próximo dia 12, Jorge Rojo.

Os chefes das delegações dos países começarão a chegar em Guadalajara neste sábado para acertarem os detalhes finais da inscrição de seus competidores e para definir os lugares que ocuparão na Vila, disse Rojo.

Esse é o segundo Parapan em que os atletas ocuparão a mesma vila pan-americana que foi construída para o Pan, encerrado no último domingo. No Rio de Janeiro, em 2007, também aconteceu isso.

O diretor afirmou que o local abrirá suas portas na próxima segunda-feira para receber as primeiras delegações. Antes, o comitê organizador (Copag) fará trabalhos de limpeza e pintura e já terminará as adequações nas rampas de acesso, lugares preferenciais e serviços que serão oferecidos nas sedes e na vila.

‘Faremos as remodelações necessárias para dar a acessibilidade correta em todos os serviços’, afirmou.

Nos 12 complexos esportivos existirão oficinas para adequação e manutenção de cadeiras de rodas, bicicletas e próteses utilizadas pelos competidores.

Também serão utilizados veículos especiais adaptados com rampas de acesso para transferir os deficientes, assim como 37 caminhonetes que transportarão até 100 cadeiras de rodas e equipes especiais necessárias para as competições. EFE