Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

País de Ali lamenta a morte do ‘maior de todos’

Atletas, celebridades, políticos e a imprensa repercutem a morte do lutador

A costa oeste dos Estados Unidos ainda estava acordada quando o anúncio da morte do ex-boxeador Muhammad Ali começou a ganhar as ruas. Alguns jornais dessa região do país, que ainda não haviam rodado, conseguiram mudar suas manchetes e registrar a notícia.

Tão logo a morte de Ali foi confirmada pela família do lutador, por volta das 10 horas da noite de sexta-feira (2 horas da manhã do sábado no horário de Brasília), a TV americana passou a relembrar seus grandes momentos. O canal ESPN está reprisando suas grandes lutas uma atrás da outra desde então.

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama divulgou uma foto em sua conta oficial no Twitter acompanhada da frase: “Ele bagunçou o mundo, e o mundo é melhor por isso. Descanse em paz, campeão.”

Pouco depois, Obama divulgou um comunicado em seu nome e no da primeira-dama no qual desenvolveu ainda mais sua admiração pelo ex-boxeador. “Muhammad Ali foi O Maior. Ponto”, disse o presidente americano. “Se você perguntasse ao próprio, ele diria que foi duplamente o maior; que ele ‘algemou um raio, botou um trovão na cadeira'”.

Talvez o mais espalhafatoso boxeador surgido após o fim da carreira de Ali, o ex-campeão dos pesos pesados Mike Tyson também prestou seus tributos à lenda do esporte. “Deus veio buscar seu campeão. Até logo, maior de todos”, postou Tyson em sua conta no Twitter.

Maior medalhista olímpico de todos os tempos, o nadador Michael Phelps também registrou seu encontro com Ali em uma foto no Instagram. “Nós perdemos o ‘maior de todos’ hoje… Uma grande inspiração para muitos… Para mim, inclusive”

Outras personalidades lamentaram neste sábado a morte de Muhammad Ali. Nas homenagens, antigos rivais dos ringues e admiradores ilustres destacaram o talento e a personalidade do ex-pugilista. Derrotado por Ali na ‘Luta do Século’, disputada no Zaire em 1974, o também ex-campeão George Foreman afirmou no Twitter: “Uma parte de mim se foi”.