Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novak Djokovic é campeão do Aberto da Austrália

Sérvio eliminou o atual campeão Roger Federer nas semifinais e conquistou o Grand Slam pela segunda vez

O sérvio Novak Djokovic conquistou neste domingo, pela segunda vez, o título do Aberto da Austrália. O tenista repetiu a façanha de 2008 ao desbancar o britânico Andy Murray na final do Grand Slam, por 3 sets a 0: 6/4, 6/2 e 6/3.

Djokovic já havia eliminado, na última quinta-feira, o número 2 do mundo e campeão do torneio em 2010, o suíço Roger Federer, durante as semifinais. Aos 23 anos, o sérvio coleciona 19 títulos no circuito internacional e, com a vitória em Melbourne, viu sua distância para Federer no ranking cair de 3.005 para apenas 85 pontos. Atualmente, ele ainda é o terceiro do mundo, mas já ameaça o rival.

“Dedico este título à minha família, meus irmãos, à minha garota, Jelena, que está em casa, e a todos que têm ficado a meu lado nesses anos”, disse Djokovic, emocionado. “Este tem sido um período duro para nossa gente na Sérvia. Temos tentado todo dia dar um presente a nosso país, então este troféu é para ele.”

O título do Aberto da Austrália rendeu US$ 2,2 milhões a Djokovic, aumentando para US$ 22,5 milhões o total de prêmios acumulados pelo tenista ao longo da carreira profissional.