NFL: Manning vence duelo com Brady e Broncos farão Super Bowl 50 contra Panthers

Defesas ofuscam os veteranos quarterbacks e equipe de Denver disputará a decisão do futebol americano em 7 de fevereiro, em San Francisco

Liderado pelo veterano Peyton Manning, o Denver Broncos venceu neste domingo o aguardado duelo diante do New England Patriots por 20 a 18 e chegou à 50ª edição do Super Bowl. Seu adversário no evento mais importante do esporte dos Estados Unidos, marcado para 7 de fevereiro, em São Francisco, será o Carolina Panthers, que despachou o Arizona Cardinals com autoridade: 49 a 15.

A expectativa antes da partida em Denver era para mais um duelo entre os quarterbacks Peyton Manning e Tom Brady, dois dos melhores jogadores da posição em toda a história da NFL. No 17º confronto entre os dois rivais, Manning, que muitos acreditam que se aposentará ao fim da atual temporada aos 39 anos, conseguiu sua sexta vitória sobre o marido de Gisele Bündchen e disputará o quarto Superbowl de sua carreira – o segundo pelo Denver.

Leia também:

Como virar o jogo perdendo de 7 a 1

Superbowl 2016: propaganda de 30 segundos custará 5 milhões de dólares

Marido de Gisele Bündchen é absolvido em caso de trapaça na NFL

Apesar dos holofotes estarem voltados para os quarterbacks, a partida que valeu o título da Conferência Americana (AFC) foi marcada pelo ótimo desempenho das defesas, especialmentea do Dever Broncos. Brady, de 38 anos, sofreu com a pressão exercida pelos adversários, foi interceptado duas vezes e sacado em quatro oportunidades. Manning também teve dificuldades, mas superou o grande rival e garantiu o oitavo título da AFC para a franquia de Denver.

A partida se manteve equilibrada até o fim. Perdendo por 20 a 12 nos últimos minutos, os Patriots, atuais campeões, precisavam de um touchdown e de uma conversão de dois pontos para levar o duelo para a prorrogação. O touchdown até saiu, faltando 17 segundos para o fim, quando Brady encontrou o Rob Gronkowski dentro da end zone em uma jogada espetacular.

Os Patriots então foram tentar a conversão de dois pontos, mas não tiveram sucesso na jogada. Mais uma vez pressionado, Brady forçou um passe e acabou interceptado por Bradley Roby, para festa dos cerca de 75.000 torcedores presentes na Sports Authority Field. Campeão em 2007 pelo Indianapolis Colts e cinco vezes eleito o melhor jogador da temporada, Manning tentará se despedir do esporte com mais um título da NFL.

(da redação)