Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Na 12 final, Felipão completa 15 anos da estreia no Palmeiras

O técnico Luiz Felipe Scolari nem imaginava que a sexta-feira fosse ser um dia tão especial em seus mais de 30 anos de carreira. No dia seguinte da conquista da vaga na final da Copa do Brasil com um empate diante do Grêmio, em Barueri, o comandante do Palmeiras ficou sabendo que, há exatamente 15 anos, ele estreava pelo Alviverde.

O primeiro jogo de sua vida no Palmeiras ocorreu no dia 22 de junho de 1997 durante uma pré-temporada realizada na cidade de Caldas Novas, interior de Goiás. Na ocasião, o Verdão venceu o Caldas por 2 a 0 e iniciou uma sequência de três anos sob o comando de Felipão, que só sairia em 2000 em comum acordo com a diretoria após a perda da Libertadores. Nesse período, o time triunfou na competição continental em 1999, além da Copa do Brasil e da Copa Mercosul, em 1998, e do Rio-São Paulo de 2000.

A reestreia ocorreu no dia 18 de julho de 2010, logo após a disputa da Copa do Mundo em que atuou como comentarista. Desde então, o segundo técnico que mais comandou o Palmeiras acumulou 389 partidas, com 187 vitórias, 108 empates e 94 derrotas. Desde o retorno, Felipão nunca esteve tão perto de um título e atingiu sua 12decisão, a primeira na atual passagem.

‘É muito interessante. Veja bem, iniciávamos em 1997 uma temporada que iria durar três anos. E agora, no meio da temporada, atingimos um dos nossos objetivos e chegamos a mais uma decisão. É um detalhe que podemos usar como referência em alguma coisa futuramente’, pontuou o comandante do Verdão, que ainda concluiu: ‘Fico feliz em ter chegado à minha 12final pelo Palmeiras. Sempre trabalhamos para chegar em finais e, de preferência, ganhar’.A história de Felipão dentro do Palmeiras, no entanto, não deve se estender além de 2012. O atual contrato é válido até dezembro de 2012 e o treinador já garantiu mais de uma vez que não há a menor possibilidade de renovar o vínculo, nem em caso de título da Copa do Brasil e vaga na Libertadores do ano que vem: ‘O que eu já falei está dito para a direção: nós nos entendemos lá dentro’.

‘Na verdade não lembrava muito bem da data, mas do jogo, sim. Foi o nosso primeiro da pré-temporada que fizemos em Goiás. É um registro histórico, claro. Começamos a formar um grupo que viria a ser vitorioso e que ganharia a Copa do Brasil e depois a Libertadores. É legal saber desta data, um dia especial, e de saber que há 15 anos estreava por aqui’, relembrou o treinador.