Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Murer diminui ritmo para chegar a Londres ‘com vontade de competir’

A programação de Fabiana Murer para o primeiro semestre de 2012 ainda não está completamente definida, mas a brasileira campeã mundial do salto com vara já sabe que disputará poucas competições até o início das Olimpíadas de Londres, que vai de 27 de julho a 12 de agosto.

‘Desde 2005 não tenho um período de treinamentos tão longo como vai ser agora. Preciso descansar um pouco de competição, dar uma reciclada, para sentir aquela voltade de querer estar lá competindo’, opina a atleta.Após conquistar a medalha de prata no Pan de Guadalajara, a brasileira tirou férias e, nesta semana, começou o trabalho de alongamentos para fortalecer a musculatura e evitar lesões no período de treinos em Lisboa, entre janeiro e fevereiro, quando terá a companhia do consultor ucraniano Vitaly Petrov e de Élson Miranda, seu técnico e marido.

Atual campeã mundial indoor (em espaços cobertos), ela abdicou de disputar competições desse tipo no ano que vem. ‘Vai ser muito importante não fazer essa temporada indoor. Se você compete muito, não tem muito tempo para treinar’, explica.

‘Começo a competir em maio em um dos cinco GPs do Brasil. Eu participo do mais importante, provavelmente no Rio de Janeiro. Vou disputar o Troféu Brasil e algumas etapas da Liga Diamante, duas ou três antes da Olimpíada. O planejamento é até Londres, depois a gente pensa no resto’, enumera Murer, que deve divulgar seu cronograma até o fim de novembro.

No Mundial de Daegu, em agosto, a brasileira saltou 4,85m para faturar o primeiro lugar. No Pan de Guadalajara, chegou aos 4,70m que projetou, mas foi superada pela surpreendente cubana Yarislei Silva, que registrou 4,75m. Nas Olimpíadas, Murer quer atingir entre 4,90m e 5m.