Multidão recebe a Alemanha na festa do tetra em Berlim

Cerca de 500 mil pessoas participam da comemoração na capital alemã. Depois do desembarque, vencedores da Copa desfilam em carro aberto pelas ruas

A seleção da Alemanha desembarcou na manhã desta terça-feira em Berlim e foi recebida por uma multidão estimada em 500 mil pessoas nas ruas da capital. O avião com os jogadores que conquistaram a Copa do Mundo pousou por volta das 10h (5h de Brasília), e o capitão Philipp Lahm, com o troféu na mão, foi o primeiro a descer.

Leia também:

Alemanha marca no final e conquista o tetra no Maracanã

De Judas a herói nacional, Götze, o Neymar da Alemanha

Como os alemães se tornaram os queridinhos da torcida

Do aeroporto, a seleção alemã seguiu em carro aberto para o histórico Portão de Brandemburgo, no coração da capital alemã, onde a maioria dos torcedores aguardava para a festa de comemoração do tetra. No local, um palanque foi montado para receber os jogadores e um grande cartaz exibe a mensagem: “Obrigado, meninos”. A seleção será recebida pelo prefeito da capital, Klaus Wowereit, e assinará o livro de ouro da cidade.

Durante todo o percurso, torcedores exaltaram o técnico Joachim Löw e seus comandados em agradecimento a um título que não vinha para a Alemanha há 24 anos. Um dos mais festejados foi o jovem Mario Götze, autor do gol da vitória sobre a Argentina na final.

Agradecimento – “É um fato histórico. A última Copa do Mundo conquistada pela Alemanha havia acontecido em 1990. Você não tem a chance de ver isto todos os dias”, disse o motorista Bernd Hesse, de 34 anos. Outra torcedora, Lydia Lampa, de 28 anos, afirmou que a festa era um gesto de gratidão aos campeões. “Durante quatro semanas, os jogadores me fizeram vibrar. Esta é minha forma de agradecer.”

(Com agência EFE e France-Presse)