Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MP pede cancelamento de jogo entre Atlético-PR e Corinthians

Por falta de segurança, amistoso na Arena da Baixada pode não ocorrer

O amistoso entre Atlético-PR e Corinthians no primeiro evento-teste da Fifa na Arena da Baixada – marcado para esta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília) – pode não acontecer. O Ministério Público do Estado do Paraná irá pedir à Justiça o cancelamento da partida, caso o clube paranaense não apresente laudos que atestem a segurança do estádio, uma das 12 sedes da Copa do Mundo. “O Atlético-PR tem até o meio-dia desta quarta-feira para prestar esclarecimentos à 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba sobre o Laudo Técnico de Engenharia da Arena da Baixada. A apresentação do documento é necessária para atestar as condições de segurança do estádio, que será palco do jogo-teste entre Atlético e Corinthians, com previsão de público de 30 mil pessoas”, informa nota oficial do MP. Serão pedidos laudos de segurança, vigilância sanitária e prevenção e combate de incêndio para que o amistoso possa ocorrer normalmente.

Leia também:

A 1 mês da Copa, seleção pode ganhar, mas Brasil perdeu

A um mês da Copa, ainda há muito a ser feito no Itaquerão

Caso o amistoso seja confirmado, este será o primeiro grande teste da Arena da Baixada. Depois de testar alguns setores do estádio em outros jogos menores, o Atlético-PR terá que mostrar à Fifa que está pronta para receber o Mundial – a sede em Curitiba chegou a ser ameaçada de ficar de fora da competição. Ainda sem outro teste definido – possivelmente no dia 21, entre Atlético-PR e o Libertad do Paraguai, antes da entrega das chaves do estádio à Fifa -, a partida desta noite será decisiva para solucionar pendências encontradas. Bloqueios no entorno, sinalização, catracas, organização de filas, refletores, cadeiras e gramado são apenas alguns dos itens que serão testados.

A capacidade do estádio, porém, não será a mesma: para hoje, foram vendidos 30.000 ingressos e haverá divisão de torcidas (na Copa, o estádio receberá 41.000 pessoas). Por enquanto, a arena ainda não dispõe de serviços de tecnologia para a imprensa, um dos pontos mais críticos nessa reta final de obras. O técnico Mano Menezes, do Corinthians, pensa em escalar uma equipe mista para o amistoso e promover a reestreia do volante Elias, que só pode atuar no Brasileirão após a Copa do Mundo. Os laterais Ferrugem e Uendel também devem aparecer entre os titulares.

Itaquerão – As atenções do Corinthians para esta semana estão voltadas para outra inauguração. No próximo domingo, 18, o time recebe o Figueirense, pelo Brasileirão, no primeiro evento-teste da Fifa no Itaquerão – apresentado à torcida com festa e homenagens a ex-jogadores no último sábado. Os cerca de 40.000 ingressos disponibilizados pelo Corinthians para a partida contra o Figueirense já estão esgotados.

(Com agência Gazeta Press)