Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre árbitro colombiano que expulsou Pelé (e foi substituído)

Em 1968, Guillermo Velásquez mandou o Rei para o chuveiro. Mas, diante dos protestos da torcida colombiana, teve de deixar o gramado para Pelé voltar

Morreu aos 84 anos o ex-árbitro colombiano Guillermo Velásquez, protagonista de uma das histórias mais recordadas da carreira de Pelé. Foi ele quem, em 1868, expulsou a estrela do Santos em um amistoso e, por causa da revolta dos torcedores, teve de deixar o campo para Pelé retornar. Velásquez morreu em Medellín, vitima de complicações na saúde, de acordo com informou sua família nesta segunda-feira.

Árbitro de destaque na Colômbia entre 1957 e 1982, Guillermo “El Chato” Velásquez esteve em quatro Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo de 1970, no México. O episódio envolvendo Pelé aconteceu em 18 de junho de 1968. Na ocasião, ele foi escalado para apitar o amistoso entre a seleção colombiana e o Santos.

Com grande número de presentes no estádio El Campín, em Bogotá, para ver o camisa 10 santista, o árbitro não hesitou em expulsar Pelé por ter cometido uma falta sobre o zagueiro Luis Eduardo Soto no fim do primeiro tempo. Segundo Velásquez, Pelé o teria insultado depois da marcação da infração.

Revoltados com a expulsão, os atletas do Santos protestaram contra a arbitragem, que também sofreu com as reclamações da torcida para o retorno do brasileiro ao jogo. Foi então que a Federação Colombiana de Futebol decidiu substituir Velásquez pelo bandeirinha e permitiu o retorno de Pelé para o segundo tempo. No fim, vitória dos brasileiros por 4 a 2.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. celcio hideo kanazawa

    Em 1868 nem Pelé nem o arbitro erma nascido e nem existia ainda o futebol !

    Curtir

  2. celcio hideo kanazawa

    …aram nascidos….

    Curtir

  3. celcio hideo kanazawa

    ….eram….eram….

    Curtir

  4. Nesse ano já havia nascido a filha do Pelé que ele renegou e abandonou só porque a mãe era negra. Todo mundo sabe que ele é racista e TODAS as mulheres que ele teve posteriormente foram brancas.

    Curtir

  5. Mauro Pavani Pavani

    Manda quem pode e obedece quem tem juízo, já dizia a vovó do Pelé.

    Curtir

  6. Mauro Pavani Pavani

    Que bom seria se pudéssemos aplicar esta regra com o douto Gilmar, hein. Não ficava um!!

    Curtir

  7. Mauro Pavani Pavani

    Se não fosse pelo Rei Pelé ninguém saberia da morte deste “El Chato”. Ficou famoso.

    Curtir

  8. Rogério Isidorio

    1868??? Kkkk

    Curtir

  9. José Carlos Lopes de Oliveira

    1868… Ha! Ha! Ha! – O repórter deve ter lido essa notícia na maquina do tempo.

    Curtir