Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mesmo eliminadas, duplas brasileiras garantem-se em Londres-2012

As brasileiras Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa não repetiram as boas atuações anteriores e foram eliminadas do Grand Slam de Roma do Circuito Mundial de vôlei de praia. Apesar do resultado ruim no último torneio da corrida olímpica, as brasileiras garantiram vaga em Londres-2012, já que não correm o risco de deixar as dezesseis primeiras colocações do ranking mundial, critério de classificação para os Jogos Olímpicos.

Enquanto Juliana e Larissa caíram diante das alemãs Goller e Ludwig por 2 sets a 1, parciais de 21/16, 18/21 e 15/11, Talita e Maria Elisa esbararram nas italianas Cicolari e Menegatti, sendo eliminadas das oitavas de final em apenas dois sets, parciais de 21/18 e 21/15. Ainda na segunda fase, Taiana e Viviam haviam sido derrotadas pelas russas Vasina e Vozakova pelo mesmo placar, parciais de 22/20 e 21/17.

Ocupando primeira e quarta colocações, respectivamente, Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa não podem mais sair da lista olímpica final, que deverá ser divulgada neste domingo, ao final do Grand Slam italiano.Há, porém, uma possibilidade remota de uma das duplas não ir a Londres. A dupla Taiana/Vivian também garantiu classificação entre as dezesseis melhores colocadas, mas esbarra na imposição olímpica de no máximo duas duplas representando cada país.

Cabe à CBV nomear as duas duplas que irão aos Jogos, respeitando apenas a garantia entre as dezesseis primeiras colocadas. Caso a Confederação decida por indicar Taiana/Vivian no lugar de Juliana/Larissa ou Talita/Maria Elisa, serão elas que irão a Londres-2012, independente da melhor colocação no ranking.

Ainda assim, os bons resultados e o merecimento, por conta do melhor ranqueamento, devem garantir Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa nos Jogos. A decisão da CBV deve ser anunciada nos próximos dias.