Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mayra Aguiar perde semifinal para americana e lutará pelo bronze

A judoca brasileira Mayra Aguiar, líder do ranking da categoria até 78 kg, disse adeus ao sonho do ouro olímpico ao perder na semifinal dos Jogos de Londres para a americana Kayla Harrisson, nesta quarta-feira, e terá que se contentar com a luta pelo bronze.

Para subir no pódio, a gaúcha de 20 anos terá que derrotar a holandesa Marhinde Verherk, que venceu a repescagem contra a chinesa Yang Xiuli.

Na semifinal, Mayra levou um yuko com um pouco mais de um minuto de luta e acabou sendo imobilizada com uma chave de braço, faltando menos de 20 segundos para o fim do combate.

A brasileira foi dominada durante boa parte da luta, usou sua envergadura para manter a adversária fora do alcance dela e só foi para o tudo ou nada no último minuto, mas sem conseguir derrubar a americana.

Quarta cabeça de chave, Harrisson é uma das maiores rivais de Mayra. As duas já se enfrentam dez vezes e a americana venceu seis.

Harrisson enfrentará na final uma judoca da casa, a britânica Gemma Gibbons, que levou a torcida ao delírio ao superar a francesa Audrey Tcheumeo com um lindo ippon no golden score.

Nas quartas de final, Mayra Aguiar havia superado a polonesa Daria Pogorzelec com dois waza-ari, o segundo deles por imobilização.

Em sua primeira luta, Mayra derrotou a tunisiana Hana Mareghni. Ela dominou totalmente a luta e venceu com dois waza-ari, incluindo um por acúmulo de punições para a rival.

A brasileira, que conquistou a prata no Mundial de Tóquio-2010 e o bronze no Mundial de Paris-2011, estreou diretamente na fase das oitavas de final por ser uma das cabeças de chave.