Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Liminar coloca Brasil de Pelotas na Série C e rebaixa Santo André

A uma semana de seus inícios, a Série C e D do Campeonato Brasileiro sofreram alteração. Por conta de uma liminar da Justiça comum do Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol foi obrigada a ascender o Brasil de Pelotas à terceira divisão nacional, rebaixando, assim, o Santo André.

O time gaúcho discorda da perda de seis pontos após julgamento em todas as instâncias do Superior Tribunal de Justiça Desportiva por conta da escalação irregular do lateral direito Claudio, na estreia da Série C, coincidentemente contra o próprio Santo André.

A punição, ao final, acabou rebaixando o Brasil de Pelotas, que, insatisfeito com a decisão, entrou com recurso na Justiça comum alegando que não poderia ser penalizado, uma vez que desconhecia a punição do jogador. O novo julgamento no dia 9, considerou o time gaúcho inocente, mas a CBF se recusava a cumprir a determinação.

Nesta sexta-feira, contudo, a entidade, por meio de comunicado oficial, acabou reconhecendo a mudança e explicou que o fato não implica em novas alterações nas competições. Agora, o Santo André estreia na Série D do próximo domingo, em casa, diante do Arapongas-PR, ao passo que o Brasil de Pelotas, um dia antes, recebe a Chapecoense pela primeira rodada da Série C.

O caso, porém, ainda pode sofrer reviravolta já que está agendada para segunda-feira uma audiência entre CBF, Federação Gaúcha de Futebol, STJD e representantes do Brasil de Pelotas no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. No encontro, será proposto o acordo no qual o time gaúcho receberia multa paga pela CBF e voltaria à Série C apenas em 2013. Outra alternativa seria disputar a competição com 21 e não 20 clubes.