Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Liga dos Campeões começa nesta terça – mas quase ninguém vai ver

Jogos serão transmitidos pelo Esporte Interativo, canal fechado que cerca de 70% dos brasileiros não possui. Opções em TV aberta são reduzidas

A fase de grupos da temporada 2015/2016 da Liga dos Campeões da Europa será aberta nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), com oito partidas – que quase ninguém irá assistir. Depois de duas décadas, os canais ESPN perderam a concorrência pelos direitos de transmissão exclusiva da competição em TV a cabo para o canal Esporte Interativo. A mudança gerou desconforto em muitos torcedores pelo fato de o Esporte Interativo não fazer parte do cardápio das operadoras NET e Sky, que respondem por cerca de 70% do mercado. A opção para a maioria do público será a Globo e a Band, que assim como nos últimos anos, adquiriram os direitos de transmissão da Liga dos Campeões em TV aberta, mas exibirão apenas algumas partidas, sempre às quartas-feiras.

Globo terá que sacrificar ‘JN’ e novela por seleçãosem Neymar

O Esporte Interativo, adquirido no ano passado pelo grupo Turner, detém os direitos de exclusividade até o fim da temporada 2017/2018. O grupo, que antes tinha apenas um canal de TV aberta, foi obrigado a criar um por assinatura, o EI Maxx, que transmitirá as partidas. Desde então, a empresa passou a pressionar as principais operadoras de TV a cabo do país para tentar entrar em suas grades, mas não chegou a um acordo financeiro. Atualmente, apenas as operadoras GVT TV, Oi TV, Cabo Telecom, Multiplay e algumas retransmissoras regionais têm parceria com o Esporte Interativo e transmitirão as partidas, como já ocorreu na fase preliminar da competição.

Leia também:

Liga dos Campeões terá Real x PSG e Juventus x City na fase de grupos

Messi supera Cristiano e Suárez e eleito o melhor da Europa

Golaço de Messi contra o Bayern é eleito o mais bonito da temporada

O EI transmitirá ao vivo os principais jogos desta terça-feira: Real Madrid e Shakhtar Donetsk (no canal EI Maxx) e Manchester City x Juventus (no canal EI Maxx 2). A empresa também oferece a liberação do sinal de todas as partidas por meio de seu serviço de streaming: o EI Plus, disponível para tablets ou computadores, custa 14,90 reais ao mês ou 118,90 reais ao ano. Em suas redes sociais, o EI ainda sugere que os assinantes pressionem suas operadoras e reclamem pela ausência do canal.

Na quarta-feira, a Band exibirá o principal jogo da rodada, entre o atual campeão Barcelona e a Roma, também às 15h45. A emissora paulista tem direito a passar apenas uma partida da rodada, às quartas-feiras. Estes jogos também serão exibidos por streaming no site globoesporte.com. A Globo também tem os direitos, mas transmite os jogos apenas a partir das oitavas de final. Em TV aberta, as partidas quase sempre envolvem Real Madrid ou Barcelona, últimos campeões e equipes que contam com maior número de estrelas, como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar.

Os jogos desta terça-feira:

15h45

Paris Saint-Germain x Malmo

Real Madrid x Shakhtar Donetsk

Wolfsburgo x CSKS

PSV x Manchester United

Galatasaray x Atlético de Madri

Benfica x Astana

Manchester City x Juventus

Sevilla x Borussia Mönchengladbach

(Da redação)