Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lais Souza deixa UTI e vai para unidade semi-intensiva

Brasileira sofreu acidente de esqui e está internada em hospital em Miami

A brasileira Lais Souza deixou a unidade de terapia intensiva do Hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami (EUA), onde está internada desde o dia 5 de fevereiro, e agora está na unidade semi-intensiva. Lais se acidentou durante treino em 27 de janeiro em Salt Lake City, no estado de Utah, quando se preparava para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014. Ela competiria no esqui aéreo e teve sua vaga herdada pela companheira de treinos Josi Santos, que encerrou a competição na 16ª posição.

Leia também:

Laís Souza será transferida de Utah a Miami

Laís Souza tem leve melhora e fala algumas palavras

Ainda sem os movimentos, Laís passa por traqueostomia

“A primeira grande vitória é conseguir respirar sozinha. A Lais ainda tem uma traqueostomia conectada a oxigênio, mas está conseguindo respirar sem se cansar. Nessa nova etapa do tratamento, vamos dar ênfase à manutenção dessa capacidade e à recuperação da parte hemodinâmica”, afirmou o doutor Antonio Marttos Jr., médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Universidade de Miami.

Ainda não há previsão de quanto tempo ela deve permanecer no hospital na Flórida até ter condições de retornar ao Brasil. A transferência de Utah para Miami foi em um avião equipado com uma UTI móvel. “Ela tem uma pequena válvula acoplada à traqueostomia, que permite a ela falar normalmente. A Lais surpreende e emociona toda a equipe de saúde diariamente, com sua determinação e pensamento positivo. Lais é a paciente mais forte de que eu já tratei”, disse Marttos.

(Com agência Gazeta Press)