Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lacerda crê em classificação de Bellucci, mas já cogita convite

Em queda no ranking da ATP, o brasileiro Thomaz Bellucci corre risco de perder os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), acredita na classificação do tenista, mas já cogita a possibilidade de pedir um convite.

A chave de simples das Olimpíadas será formada por 64 tenistas. O ranking do dia 11 de junho classifica 56 jogadores e os oito restantes ficarão por conta de convites. Atual 69do mundo, Bellucci ocuparia a penúltima vaga, já que há um limite de quatro representantes por país e o sueco Robin Soderling e o norte-americano Mardy Fish não devem participar.

Eliminado na estreia do Masters 1000 de Madrid nesta semana, Bellucci disputa até o ranking que define os classificados para Londres o Masters 1000 de Roma (defende 10 pontos pela queda na estreia) e Roland Garros (defende 90 pontos pela queda na terceira rodada).

‘O grande problema é que o fechamento do rankingé muito perto das Olimpíadas. Mas vamos ser otimistas e acreditar na classificação do Bellucci. Hoje, por exemplo, ele estaria classificado e acredito que não vai ficar fora’, declarou o presidente da CBT.

Lacerda ainda lembrou que, em função de uma lesão no abdome, Bellucci ficou inativo entre os Masters 1000 de Montecarlo e Madrid, perdendo o ATP 500 de Barcelona. O dirigente aproveitou para criticar o fato de os Jogos Pan-americanos de Guadalajara não oferecerem uma vaga em Londres.’Foi um grande erro tirar essa vaga. O Bellucci está em uma situação perigosa que não precisaria enfrentar se tivesse conseguido a classificação no Pan. Ele sofreu uma lesão na hora errada e isso pode acontecer com qualquer um. Contávamos 100% com a presença do Bellucci e, em uma situação normal, ele estaria dentro’, criticou.

A CBT tentou conseguir um convite para Flávio Saretta nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, mas não teve sucesso, já que enfrentou a concorrência do chileno Nicolas Massu, campeão em simples e duplas em Atenas-2004. Caso seja necessário, Lacerda promete apelar ao mesmo recurso novamente.

‘Se , mas, por outro lado, caso não se classifique ele provavelmente será o melhor ranqueado da América do Sul’, ponderou.

Na final pan-americana, o colombiano Robert Farah, especialista em duplas, venceu o brasileiro Rogério Dutra da Silva. Caso Bellucci consiga se classificar diretamente pelo ranking mundial, Lacerda ainda promete tentar um convite para o medalhista de prata em Guadalajara.