Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Julião Neto vence equatoriano, vai à final e assegura vaga olímpica

Contando com o apoio da torcida carioca, Julião Neto derrotou o equatoriano José Meza Ochoa por 14 a 10 e avançou à final da categoria até 52kg no Pré-Olímpico das Américas, onde duelará com o vencedor do duelo entre Eddie Barillas, da Guatemala, e Jeyvier Cintron, do Porto Rico. Com o resultado, o brasileiro garantiu também presença nos Jogos de Londres-2012.

Julião é o sétimo do País a carimbar vaga na Olimpíada. Além dele, Myke Carvalho, na categoria até 69kg, e Yamaguchi Florentino (até 81kg), também se classificaram no Pré-Olímpico. Por outro lado, nesta sexta-feira, Robenílson Jesus foi derrotado na semifinal da categoria até 56 kg pelo mexicano Oscar Valdez e ficou de fora da final. O atleta da casa, contudo, já havia conquistado a vaga olímpica.

Antes do Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, o Brasil já havia assegurado três representantes: Robson Conceição (até 60 kg) e Esquiva Falcão (até 75 kg) conquistaram a classificação durante o Mundial amador do ano passado, assim como o baiano Everton Lopes (até 64 kg), campeão no torneio.

No feminino, as vagas serão decididas no Campeonato Mundial disputado na China. O Brasil viaja com Erica Matos, Clélia Costa, Adriana Araújo, Roseli Feitosa e Andreia Bandeira, que lutam por classificação nas categorias 51kg, 60kg e 75kg, apenas.