Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Grupo da morte’ pode fazer suas primeiras vítimas na Eurocopa

As seleções da Alemanha e da Dinamarca podem carimbar sua vaga para as quartas de final da Eurocopa-2012 se ambas vencerem suas partidas contra Holanda e Portugal, respectivamente, pela segunda rodada da chave B, considerada o ‘Grupo da Morte’.

Os alemães, que estrearam na competição com uma vitória por 1 a 0 sobre os portugueses terão a oportunidade de eliminar outro favorito ao título, a vice-campeã mundial Holanda.

“Precisamos vencer, não temos alternativa”, afirmou o capitão holandês Mark van Bommel, que lamentou a grande quantidade de chances de gol desperdiçadas pela sua equipe contra os dinamarqueses.

O choque entre a ‘Mannschaft’ e a ‘Oranje’ será uma repetição da final da Copa do Mundo de 1974, quando a Alemanha de Franz Beckenbauer derrotou a Holanda de Johan Cruyff.

O meia holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique, enfrentará diversos companheiros de equipe, como Thomas Müller, Manuel Neuer, Philipp Lahm e Mario Gómez.

O técnico Bert Van Marwijk deve manter Robin Van Persie no comando do ataque da seleção holandesa, apesar de o jogador do Arsenal ter perdido muitas oportunidades de balançar as redes contra os alemães.

“Sem dúvida, a será um desafio enorme para a Holanda”, comentou o treinador alemão Joachim Löw.

Mesmo assim, ele quer evitar repetir o ocorrido durante as duas últimas competições que disputou: derrotas na segunda rodada após ter vencido na estreia.

Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a ‘Mannschaft’ estreou ao aplicar uma goleada de 4 a 0 na Austrália, mas depois perdeu por 1 a 0 para a Sérvia.

Na Eurocopa-2008, foi derrotada por 2 a 1 pela Croácia após ter vencido a Polônia por 2 a 0.

Os alemães têm uma ótima lembrança da última partida que disputaram contra a Holanda, quando venceram por 3 a 0 em Hamburgo.

No outro duelo marcado para esta terça-feira, Portugal aposta no talento de Cristiano Ronaldo para furar o ‘paredão’ dinamarquês, que resistiu aos ataques sucessivos dos holandeses na estreia.

O astro do Real Madrid nunca conseguiu repetir com sua seleção as grandes atuações que vem tendo com o clube espanhol, mas sabe que apenas o título na Eurocopa pode credenciá-lo para disputar o prêmio de melhor jogador do mundo com o argentino Lionel Messi.

Após a derrota para a Alemanha na estreia, os portugueses sabem que precisam da vencer a Dinamarca para continuar com boas chances de se classificar para as quartas de final, antes de enfrentar a Holanda na última rodada.

Os dinamarqueses, embalados depois de terem protagonizado a maior zebra da competição ao derrotar os holandeses no último sábado, também levaram a melhor na última partida que disputaram contra Portugal, quando venceram por 2 a 1, na última rodada das eliminatórias, em Copenhague, o que obrigou a equipe de Cristiano Ronaldo a disputar a repescagem.

“Precisamos nos recuperar e seguir adiante. Temos que seguir o exemplo de 2004, quando perdemos na estreia e chegamos à final”, lembra CR7.

Naquela ocasião, os portugueses foram derrotados por 2 a 1 pela Grécia no jogo de abertura, antes de perder novamente para o mesmo adversário na final (1 a 0).